Consulta com oftalmologista: qual a importância na infância?

Você já levou seu filho para uma consulta com o oftalmologista? O cuidado com os olhos deve começar cedo, logo nos dois primeiros anos de vida da criança, pois esse é o período em que ocorre cerca de 90% do desenvolvimento da visão.
O primeiro exame ocular, conhecido como teste do olhinho, é realizado ainda na maternidade, dias após o nascimento, para observar o reflexo da luz.
No entanto, somente isso não basta. Como nos primeiros anos de vida as crianças não conseguem identificar os problemas de visão por conta própria, o ideal é levar seu filho ao oftalmologista entre o terceiro e o sexto mês de vida para fazer todos os testes necessários.
Qual a importância desse tipo de consulta na infância? Continue a leitura e descubra!
1. Diagnóstico precoce de doenças
O exame oftalmológico completo é necessário para diagnosticar precocemente erros refracionais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismos.
Esses testes também permitem identificar patologias causadas por doenças sistêmicas contraídas pela mãe durante, como catarata, glaucoma, má formação e tumor intra oculares.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura ou de impedir que esses problemas se agravem no futuro, prejudicando o desenvolvimento da criança.
2. Facilita o aprendizado e a alfabetização.
No início da fase escolar, esses problemas de visão ainda não identificados — principalmente a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo — atrapalham bastante o aprendizado da criança, uma vez que elas têm sérias dificuldades para enxergar cadernos, livros e o que está escrito na lousa.
Queixas de dor ou cansaço nos olhos, dores de cabeça frequentes, olhos vermelhos, desinteresse em classe, caretas ou testa franzida para ler, dificuldades de combinar ou distinguir cores, demora para ler e escrever, e baixo rendimento escolar são alguns dos principais sinais dados pelas crianças com distúrbios na visão.
3. Evita perda de acuidade visual
Os cuidados com a visão são importantes em qualquer idade, mas na infância torna-se fundamental já que a detecção precoce de qualquer doença é fundamental para o bom funcionamento da visão. Quanto maior o atraso na determinação de problemas visuais, menores serão as chances de recuperação e correção do problema, além de contribuir para o déficit de aproveitamento escolar e de socialização e estar relacionado a alterações nos estados emocional e psicológico das crianças.
4. Melhora da qualidade de vida e Auxilia no convívio social
O relacionamento com o mundo exterior é feito fundamentalmente através da visão, de modo que qualquer anormalidade da função visual nas crianças pode levar a dificuldade de relacionamento social, assim como queda de rendimento nas atividades físicas e intelectuais.
Além de sinais como falta de interesse nas aulas, desatenção e falta de concentração, timidez excessiva, pode ser uma das consequências de problemas relacionados à baixa visão, pois a criança se sente diferente por não conseguir desempenhar tarefas com a mesma desenvoltura e coordenação motora das demais — sobretudo àquelas em idade escolar, prejudicando seu convívio social e aspectos emocionais, como a autoestima.
Dessa forma, a saúde ocular das crianças deve ser sempre avaliada, independentemente de grupo etário e presença de sintomas. Assim, identificar precocemente as deficiências visuais e oferecer assistência, evitando as dificuldades na aprendizagem, são estratégias para melhora do desempenho escolar e desenvolvimento da criança.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmolopediatria, 70% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil tenham prevenção ou tratamento visual efetivo.
Como 80% do aprendizado infantil se dá por meio da visão, é muito importante fazer a detecção precoces de qualquer doença ocular, pois diagnósticos tardios — ou sem tratamento na hora certa — podem provocar danos irreversíveis ao desenvolvimento e à vida das crianças
Portanto, os pais devem ficar atentos aos sinais de atraso e comprometimento do desenvolvimento por parte dos pequenos.
Você já levou seu filho em uma consulta com oftalmologista infantil? Fique atenta aos sinais durante as brincadeiras em casa e nas tarefas escolares e procure um especialista!
[more title=”Agende uma consulta com um oftalmologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/oftalmologista”%5D