Anemia Infantil: causas, sintomas e tratamento

A anemia infantil é uma doença que caracteriza-se pela baixa concentração de hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos presentes no sangue de bebês e crianças.
Apesar de ter a sua causa associada a possíveis infecções ou até mesmo a problemas hereditários,
o principal motivo para o desenvolvimento da anemia infantil é a deficiência de ferro. Chamada especificamente de anemia ferropriva, ela é uma das mais comuns durante a infância, podendo atingir de 30% a 50% da população infantil, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.
A falta de ferro no sangue é motivo de preocupação, principalmente porque ele é um dos elementos que compõem a hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Sem oxigênio, o organismo não trabalha adequadamente, prejudicando a imunidade do bebê ou da criança.
Fique atento aos principais sintomas da anemia infantil na ilustração abaixo:
Quando não tratada da maneira correta e com a rapidez necessária, a anemia infantil pode enfraquecer o sistema imunológico infantil, facilitando o desenvolvimento de infecções e até mesmo a perda de habilidades sensoriais e motoras.
Como é feito o diagnóstico da anemia infantil?
Apenas um pediatra pode diagnosticar a anemia infantil, isso porque, os sintomas da doença podem ser confundidos com outras enfermidades como, por exemplo, problemas cardíacos e infecções.
Sendo o paciente assintomático ou não, além da avaliação clínica, uma coleta de sangue é solicitada com o objetivo de analisar os níveis de ferro e outras vitaminas presentes na corrente sanguínea. Em alguns casos, os exames de ferritina e de ferro sérico também podem ser solicitados para uma análise mais detalhada.
Como funciona o tratamento da anemia infantil?
Geralmente, o tratamento é à base de medicamentos com o objetivo de repor a falta de ferro no sangue.
O paciente já pode apresentar melhoras dentro de 45 dias de tratamento. O acompanhamento médico neste processo é fundamental e novas solicitações de exame devem ser feitas para avaliar o caso adequadamente.
Como prevenir a anemia infantil?
Até os seis meses, o leite materno supre todas as necessidades de ferro do bebê. Vale lembrar que o leite de vaca integral não deve substituir o leite materno, justamente por ser pobre na vitamina.
Depois que a criança já for introduzida em refeições com alimentos sólidos, é importante que a mãe ofereça alimentos ricos em ferro como, por exemplo, carne vermelha, castanhas, nozes, feijão, brócolis, rúcula, agrião, couve e espinafre.
Todo cuidado é pouco com a saúde dos pequenos. Agende uma consulta com um dos nossos pediatras, caso sinta necessidade.
Leia mais: Saúde da Criança: 10 passos para uma alimentação saudável