Por que o teste do pezinho é obrigatório?

O teste do pezinho, também chamado de triagem neonatal, é um exame rápido e obrigatório para todos os recém-nascidos.
Normalmente, é realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, porém, pode ser realizado até o fim do primeiro mês de vida.
O teste é importante e necessário para identificar se o bebê nasceu com alguma doença genética ou congênita (desenvolvida ainda na barriga da mãe). Caso o resultado dê positivo para alguma anormalidade, o recém-nascido pode começar a receber a assistência adequada a partir daquele momento, evitando maiores problemas no futuro e aumentando a sua qualidade de vida.
Como é feito o teste do pezinho?
O exame é feito a partir de uma pequena coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido. O material coletado é colocado em um papel de filtro e, em seguida, encaminhado para o laboratório para que seja feita a análise. O resultado, geralmente, sai dentro de 15 dias.
Quais doenças o teste do pezinho identifica?
O teste do pezinho identifica seis tipos de doenças genéticas e congênitas. Veja abaixo quais são elas:
- Fenilcetonúria: é uma alteração genética rara causada pelo acúmulo de uma enzima chamada de fenilalanina. Em excesso, essa enzima pode provocar problemas neurais no ser humano. A fenilalanina pode ser encontrada em alimentos como carne e ovos.
- Hipotireoidismo Congênito: é uma condição médica em que o bebê já nasce com problemas na produção de hormônios da tireoide. Essa deficiência pode causar complicações no desenvolvimento da criança.
- Anemia Falciforme: caracteriza-se pela alteração no formato das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo.
- Hiperplasia Adrenal Congênita: é uma desregulação hormonal no organismo, em que alguns hormônios são produzidos em menor quantidade e outros em excesso. Essa condição pode provocar problemas no crescimento e na puberdade, por exemplo.
- Fibrose Cística: considerada uma doença grave, a fibrose cística é uma complicação causada pelo acúmulo de muco nas vias respiratórias do bebê. A doença também costuma atingir o pâncreas. Para quem nunca ouviu falar, o muco é um fluido natural do nosso organismo e tem diversas funções como, por exemplo, proteger nosso corpo contra a desidratação e ataques bacteriológicos.
- Deficiência de Biotinidase: é uma condição médica em que o organismo não é capaz de reciclar a biotina, uma vitamina importante para a saúde do cérebro. Bebês com essa doença costumam apresentar convulsões, falta de coordenação motora e problemas no crescimento.
Viu como é importante realizar o teste do pezinho no recém-nascido? Pequenos cuidados no nascimento ajudam a garantir um maior bem-estar para o bebê, permitindo diagnósticos precoces e tratamentos desde cedo.
Consulte um pediatra para mais informações.