Vitiligo: o que é, causas, sintomas e tratamento

Você sabia que o dia 1° de agosto é considerado o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo? De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, cerca de 0,5% da população brasileira sofre desta doença. Mas afinal, o que é o Vitiligo?
Considerada uma doença de origem genética e não contagiosa, o Vitiligo é caracterizado pela diminuição da melanina, pigmento que dá cor à pele. Apesar de ser possível de acontecer em qualquer pessoa, dados indicam que o Vitiligo atinge em maior quantidade a população negra.
Entre as partes do corpo mais comuns que o Vitiligo afeta com as manchas estão as genitais, o interior da boca, a face, os joelhos, as mãos e os pés, os cotovelos e até mesmo o cabelo.
Segundo especialistas, existem vários tipos de Vitiligo. Conheça cada um deles:
Vitiligo Localizado
- Segmentar: manchas em formatos de faixas em apenas um lado do corpo;
- Focal: manchas que aparecem em duas ou três partes do corpo;
- Mucosas: manchas que aparecem apenas nos lábios ou na região genital.
Vitiligo Generalizado
- Vulgar: manchas simétricas em várias partes do corpo;
- Misto: uma mistura dos tipos Segmentar e Vulgar, ou seja, manchas unilaterais em várias partes do corpo;
- Universal: quando as manchas acometem mais de 70% do corpo;
- Acrofacial: manchas apenas no rosto, nas mãos e nos pés.
Entre os mais comuns estão o Vitiligo Focal e o Vulgar. O Vitiligo Universal é um dos mais raros que existem.
Quais são as causas do Vitiligo?
Em geral, o Vitiligo pode surgir por três motivos:
- Teoria Neural: quando a despigmentação é provocada por substâncias que afetam as células que produzem a melanina, os chamados melanócitos;
- Teoria Citotóxica: quando a despigmentação é provocada pela exposição à substâncias como, por exemplo, a hidroquinona, presente na borracha;
- Teoria Autoimune: quando doenças autoimunes produzem anticorpos que atacam os melanócitos.
Além das manchas, existem outros possíveis sintomas do Vitiligo?
Sim. Além da perda de pigmentação na pele, o paciente pode apresentar outros dois sintomas característicos da doença, como:
- Perda de pigmentação na barba, sobrancelhas, cabelos e cílios;
- Perda ou alteração na cor da retina.
É importante observar que todos esses sintomas são de cunho estético, portanto, em alguns casos, a saúde mental do paciente pode vir a ser prejudicada. Diversos deles relatam sinais de depressão e baixa estima por conta das manchas espalhadas pelo corpo. Para evitar este tipo de complicação, é fundamental que o paciente procure ajuda médica especializada e realize os tratamentos adequados.
O Vitiligo é tratável? Existe cura para a doença?
Até o momento, não existe uma cura permanente para o Vitiligo, mas sim, tratamentos adequados para que haja uma recuperação da pigmentação da pele.
Após procurar um médico dermatologista, o paciente com Vitiligo recebe algumas recomendações para evitar o avanço da doença. Em muitos casos, as manchas podem se espalhar com mais rapidez pelo corpo por conta de uma saúde mental comprometida.
Geralmente, é recomendado o uso de pomadas à base de corticoides, loções e fototerapia para diminuir o impacto da doença na pele. Entretanto, em casos em que o Vitiligo já tenha se espalhado para 50% do corpo, o recomendado é a despigmentação total da pele.
Se você está com suspeita de Vitiligo, procure um dermatologista. Caso você já tenha sido diagnosticado com a doença, não deixe de cuidar da sua pele com frequência, aplicando protetor solar, evitando o sol do meio-dia e se hidratando corretamente.
Agende uma consulta conosco pelo site, aplicativo ou telefone (4090-1510), caso sinta necessidade.
Tenho vitiligo a 32 anos gostaria de fazer tratamento para ficar toda branca
Sei que tem mais somente em hospital escola. Vocês fazem esse tratamento qual o valor.
Olá, Ivonete! Não realizamos este tratamento no momento!
As primeiras manchas apareceram qdo ainda eu menina 9/10 anos,tinha muita vergonha e naquela época havia muito precoceito, muitas das vezes sentia olhares e ficava muito triste, aos 17/18 anos com a Graça de Deus conseguir um medicamento nos estados unidos OXSORALEN e seções
de ultra violeta, meu organismo aceitou muito bem e as manchas fecharam quase que 100% não foi fácil chegar ate esta idade com precoceitos e muita tristeza, eu era muito pobre e mal tinha o que comer, más conseguir um trabalho num hospital em bh e um cirurgião cardiovascular trouxe o medicamento pra mim que na época custava 100 dolares.ufa
Hoje, tenho 62 anos, quase não tenho vitiligo, más alem do medicamento eu tb aprendi a me amar e me acho uma mulher linnnnnda e amada.
Obrigada pelo espaço 😍😍
Olá, Celia! Muito legal o seu relato! <3
Onde fica a no RJ?
Olá! Temos uma clinica localizada na barra da tijuca! Entre em contato com a nossa central 4090-1510 opção de numero 1
Tenho vitiligo tava fazendo tratamento c o dermatologista . mais c a pademia n estou conseguindo marcar a consulta sinto que tá aumentando nas mãos
Olá, Maria! O ideal é voltar a realizar o tratamento 🙂