Tempo seco: saiba como se proteger das doenças respiratórias

Você sabia que a baixa umidade pode agravar ou desencadear doenças respiratórias com mais facilidade? Durante o inverno, além da queda de temperatura, é comum notar uma sensação de ar seco.
Segundo especialistas, isso se dá pela falta de chuva característica da estação, que diminui a umidade do ar e aumenta a concentração de poluentes sobre as cidades.
Em épocas de ar mais seco, a população costuma sentir maiores desconfortos nos seios faciais e no nariz. Quem já é diagnosticado com um problema respiratório, como a sinusite ou a rinite, pode sentir ainda mais o incômodo provocado pela baixa umidade.
Naturalmente, o tempo seco tende a ressecar as mucosas do nariz, aumentando o seu grau de sensibilidade e, muitas vezes, provocando inflamações ou até mesmo sangramentos.
Para que você saiba como se proteger das doenças respiratórias em meio a baixa umidade do ar no inverno, separamos abaixo algumas dicas especiais:
- Hidrate-se corretamente;
- Mantenha uma alimentação balanceada;
- Evite aglomerações;
- Mantenha sua casa arejada, limpa e livre de objetos que atacam a alergia, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia;
- Não se exponha a ambientes com ar condicionado;
- Use umidificadores pela casa ou espalhe baldes de água pelos cômodos para aumentar a umidade do ar;
- Pratique atividades físicas regularmente (recomenda-se que as atividades ao ar livre sejam realizadas logo ao amanhecer ou ao anoitecer);
- Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico algumas vezes por dia.
Como usar o soro fisiológico para se proteger das doenças respiratórias?
O soro fisiológico é uma ótima solução para tratar de sintomas respiratórios, como coceira e nariz entupido, provenientes da gripe, resfriado, sinusite ou rinite.
Especialistas afirmam que manter a limpeza das narinas diariamente com o soro é tão importante quanto escovar os dentes ou tomar um banho. Além de eliminar todas as impurezas presentes, o soro também ajuda a hidratar as mucosas do nariz.
Veja como deve ser feita a limpeza:
1° Vá até um banheiro e se mantenha na frente de um espelho.
2° Para lavar a narina esquerda, incline a cabeça um pouco para a direita e insira a seringa (sem agulha, contendo o soro fisiológico) em posição reta, não inclinada.
3° Com a boca aberta, pressione a seringa e deixe o soro fisiológico entrar na narina esquerda e sair pela direita, limpando todo o canal.
4° Repita o processo inverso para limpar a narina direita.
5° Ao final, seque as narinas com papel macio.
Dependendo do grau de necessidade, você pode realizar essa lavagem de duas a três vezes por dia.
Caso você sinta a necessidade de procurar assistência médica ou deseja tirar algumas dúvidas, agende uma consulta com um dos nossos pneumologistas. Pacientes com fortes crises alérgicas ou com predisposição à doenças respiratórias precisam visitar o especialista com frequência.
Gostei muito de fazer parte dessa leitura, me ajudou demais, logo logo vou procurar o Dr consulta obgdo.
Bom dia! Que bom saber disso Jerusa. Pode contar conosco 🙂
Por favor, poderia informar:
Qual o spray nasal mais indicado?
Para parar de gotejar o nariz e os olhos, qual o Comprimido que não dá sono?
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Eu me libertei do spray nasal de corticóide só com essa lavagem nasal com soro fisiológico, gostei da técnica ensinada na matéria de vcs e das dicas tbm, ótimo conteúdo! Obrigada!
Bom dia Valeria! Ficamos felizes que gostou 🙂