Blog dr. consulta

Síndrome de Burnout: o que é, sintomas e tratamento

Closeup of sad young Asian woman at cafe leaning head on clasped hands and staring into vacancy. Tired freelancer feeling burnout. Stress and bad news concept

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? Esse distúrbio emocional, segundo dados de uma pesquisa do International Stress Management Association (Isma-BR), afeta mais de 33 milhões de pessoas no país. Mas afinal, o que caracteriza essa Síndrome? 

Traduzido do inglês, a palavra “Burnout” significa “queima exterior” e está diretamente relacionada ao esgotamento profissional. Na maioria dos casos, a Síndrome se desenvolve até atingir um nível de estresse e exaustão incontroláveis, podendo ocasionar crises de nervoso e ansiedade

Segundo especialistas, é comum que o distúrbio afete principalmente os profissionais que trabalham sob pressão e que necessitam lidar com muitas responsabilidades ao mesmo tempo. 

Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?

Entre os principais sintomas do Burnout estão: 

É importante ficar atento aos sinais descritos acima. Em alguns casos, eles podem ser passageiros, mas quando não, necessitam de tratamentos médicos para o seu controle. 

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da Síndrome de Burnout?

O diagnóstico deste distúrbio deve ser feito a partir de uma análise clínica de um psiquiatra ou psicólogo

Geralmente, a Síndrome de Burnout pode ser tratada por meio de psicoterapias. Entretanto, em alguns casos, o uso de medicamentos também pode ser solicitado. Desenvolver atividades físicas e de lazer também são formas de aliviar os sintomas.

É fundamental ressaltar que o não tratamento pode desenvolver uma piora no quadro do paciente, por isso, o acompanhamento médico é tão necessário. 

Como evitar a Síndrome de Burnout?

Com algumas recomendações, é possível evitar a Síndrome de Burnout. Veja abaixo algumas delas:

Ao menor sinal do distúrbio, procure ajuda médica! 

Quer saber mais sobre o que é a Síndrome, como evitá-la e as suas formas de tratamento? Acesse o Podcast da jornalista Mariana Ferrão, na plataforma Soul.Me, com a psicóloga Dra. Cinthia Alves e o psiquiatra Dr. Fabio Martins Fonseca. São 5 episódios que vão esclarecer todas as suas dúvidas sobre esta complicação médica. Ouça agora!

ACESSAR PODCAST MARIANA FERRÃO