Blog dr. consulta

Saúde mental: os sintomas e as formas de tratamento da depressão

Closeup shot of two unrecognizable people holding hands in comfort

A depressão é um problema médico grave. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os casos da doença no Brasil já atinge cerca de 15,5% da população. 

Apesar da maioria das pessoas que sofrem de depressão serem mulheres, a doença também acomete os homens. E pode começar a se desenvolver em qualquer idade. 

Para muitas pessoas, a depressão se confunde com outras doenças como ansiedade e síndrome do pânico. Porém, elas são bem diferentes uma das outras e apresentam causas, sintomas e formas de tratamento distintas. Nossa matéria sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico explica quais são as particularidades de cada uma de forma detalhada. Leia e saiba mais.

Como posso prevenir a depressão?

Você sabia que existem alguns métodos que ajudam a prevenir a depressão? Veja abaixo as recomendações: 

Quais são as causas da depressão?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem 3 principais causas da doença: genética, bioquímica cerebral e eventos vitais. Saiba abaixo como diferenciá-las: 

Fonte: Ministério da Saúde

Quais são os sintomas da depressão?

Separamos abaixo os principais sintomas da doença para você ficar atento: 

Como é o tratamento da depressão? 

A doença precisa ser tratada de duas formas: via medicamentos antidepressivos e por meio de consultas psicoterápicas com psicólogo. 

É imprescindível que a escolha do medicamento seja feita com base nas particularidades do paciente, avaliando seus antecedentes pessoais e familiares. 

Cerca de 90% dos casos que são tratados adequadamente e sem pausas apresentam remissão total dos sintomas. Enquanto o seu não tratamento e acompanhamento pode desencadear depressão crônica. 

Para saber mais sobre o assunto, descubra qual a diferença entre depressão e tristeza na nossa matéria completa.