Entenda quem pode tomar a vacina da gripe e seus benefícios

A gripe é uma infecção que ocorre o ano todo. Porém, é durante o outono e o inverno, mais precisamente entre os meses de junho e agosto, que os casos se intensificam no Brasil.
Isso acontece devido às mudanças na temperatura que diminuem a imunidade do corpo humano, facilitando a contaminação pelo vírus influenza.
Mas não se assuste! Assim como para muitas outras doenças, a vacina da gripe já existe e está disponível para a proteção da população.
Ela tem como objetivo reduzir a circulação do vírus, o que diminui, por consequência, o número de hospitalizações e mortes. Ou seja, ao tomar a vacina, você ainda poderá se infectar, mas com sintomas muito mais leves.
Mas afinal, quem pode tomar a vacina da gripe? Quais são os benefícios e reações esperados? Essas e outras perguntas são bastante comuns quando esse assunto vem à tona. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da vacina da gripe. Vem com a gente e boa leitura!
O que é a vacina da gripe?
Antes de entender o que é e quem pode tomar a vacina da gripe, é preciso compreender como as vacinas, de uma forma geral, funcionam.
Elas são utilizadas para induzir imunidade a vírus e bactérias causadores de algumas doenças, já que estimulam o organismo a produzir anticorpos contra essas enfermidades.
No caso da vacina da gripe, ela é preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus influenza que provocam surtos em todo o mundo. Ao ser aplicada no braço, ela expõe a pessoa a uma pequena dose do vírus inativado da gripe. Isso mesmo, o vírus é inativado, isto é, é impossível desenvolver a gripe por causa do vírus dentro da vacina.
Essa pequena exposição é suficiente para preparar o sistema de defesa caso, um dia, ele venha entrar em contato com o vírus ativo.
Criada para ajudar o corpo a desenvolver defesas e evitar o surgimento de complicações graves como pneumonia e outros problemas respiratórios, a vacina da gripe precisa ser reaplicada todos os anos, antes das “estações da gripe”.
Mas você sabe por que você precisa se vacinar anualmente? São dois os motivos, veja:
- Os vírus sofrem diversas mutações em um curto espaço de tempo, e as vacinas precisam se atualizar, adicionando novas cepas (tipos de vírus da gripe) para garantir máxima proteção.
- Os anticorpos do nosso organismo obtidos a partir da vacina diminuem com o passar do tempo e precisam de um reforço.
Atualmente, quem pode tomar a vacina da gripe e faz isso, sai protegido contra diferentes tipos de vírus da gripe.
A vacina do tipo trivalente protege contra a gripe A (H1N1 e H3N2), além de um tipo de Influenza B. Já a quadrivalente, garante proteção contra a gripe A (H1N1 e H3N2) e dois tipos de Influenza B. Nenhuma delas protege contra nenhum tipo de Coronavírus, incluindo o causador da Covid-19.
Mas quem pode tomar a vacina da gripe?

A resposta para a pergunta “quem pode tomar a vacina da gripe?” é muito simples: todo mundo! Isso mesmo.
O Ministério da Saúde incentiva a vacinação contra a gripe para todas as idades, incluindo bebês e crianças com idade superior a 6 meses. No entanto, as campanhas de vacinação tem um público-alvo específico. Veja a seguir:
- Crianças a partir dos 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos e 11 meses);
- Adultos com idade entre 55 e 59 anos;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Mulheres grávidas;
- Puérperas (mulheres em pós parto de até 45 dias);
- Profissionais de saúde;
- Profissionais do sistema prisional;
- Profissionais do transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Professores;
- População indígena;
- Pessoas com imunidade comprometida, como portadores HIV ou câncer;
- Pessoas com doença crônica, como diabetes, bronquite, asma ou outras com risco clínico;
- Portadores de trissomia, como síndrome de Down;
- Adolescentes que vivem em instituições socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Por terem maior probabilidade de entrar em contato com o vírus da gripe ou de desenvolverem sintomas ou complicações graves, esses grupos são considerados os principais alvos das campanhas.
No entanto, assim como a vacina da gripe que se atualiza todos os anos, não é incomum que novos grupos sejam adicionados à lista.
É importante ressaltar que existem poucas contraindicações sobre quem pode tomar a vacina da gripe. Pessoas com alergia a ovo, a látex ou que tiveram alguma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina não devem tomá-la .
De qualquer forma, sempre que houver dúvidas, o ideal é procurar orientação médica.
Quais os benefícios da vacina da gripe?

Agora que você já sabe quem pode tomar a vacina da gripe, chegou a hora de conhecer todos os benefícios da vacinação.
Mas antes, é válido lembrar que a vacina começa a fazer efeito após 2 semanas da aplicação. Ou seja, esse é o intervalo de tempo necessário para que o nosso organismo comece a produzir os anticorpos induzidos pela vacina e alcance a proteção, tudo bem?
Agora vamos aos benefícios da vacina da gripe! Eles são muitos, e ao contrário do que você imagina, vão além da imunização individual, e podem te ajudar até mesmo a economizar dinheiro! Bateu a curiosidade? Então acompanhe:
Blindagem para o organismo
Ao tomar a vacina da gripe, você está contribuindo para que a defesa do seu organismo esteja pronta, caso tenha contato com o vírus causador da doença.
Se vacinar é uma forma de resguardar a própria saúde, se prevenir. E, porque não dar aquela forcinha para o seu corpo, né?
Redução no número de hospitalizações
A vacina da gripe evita milhares de hospitalizações todos os anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2020, a vacinação contra a gripe evitou cerca de 105.000 hospitalizações relacionadas à gripe.
Ou seja, mesmo que você sinta alguns desconfortos relacionados à doença, a chance de desenvolver complicações que necessitem de internação, diminui bastante.
Diminuição do risco de morte
Principalmente em pessoas mais vulneráveis, a gripe pode desenvolver sintomas mais fortes. Nesses casos, mesmo com a vacina, pode haver a necessidade de hospitalização.
No entanto, a vacinação reduz não só mortes, como também as admissões nas UTIs e o tempo de permanência no hospital.
Economia de recursos
Ficar doente pode ter um impacto grande no dia a dia! Além do mal estar e possíveis faltas no trabalho, os gastos com consultas médicas, remédios e exames podem se tornar um agravante em meio a tantas preocupações. Por isso, investir na vacinação contra a gripe é uma excelente maneira de se prevenir. Medidas de prevenção costumam ser um investimento mais seguro e mais econômico ao longo do tempo
Proteção de grupos vulneráveis
Uma ampla cobertura vacinal contra a gripe é a forma mais eficaz de diminuir a circulação do vírus na sociedade. Por isso, ao se vacinar, você não está protegendo apenas a você mesmo, mas sim todos ao seu redor, principalmente os grupos mais vulneráveis.
Se quem pode tomar a vacina da gripe fizer sua parte, todos ficam protegidos.
E, se eu tomar a vacina, vou ter reações?

Mesmo depois de entender quem pode tomar a vacina da gripe e os benefícios de tomá-la, muitas pessoas ainda não aderem a ela por medo de possíveis reações adversas, por isso é importante buscar informações e o dr.consulta pode te ajudar.
As reações adversas à vacina de gripe são, em sua maioria, muito leves. A maioria das pessoas que se vacinam não sentem nada, mas, caso você sinta, poderá ser apenas um pequeno desconforto que nem se compara aos benefícios que você terá.
Veja a seguir as possíveis reações adversas:
Reações no local de administração
Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação da vacina são uma das reações mais relatadas entre aqueles que tiveram algum tipo de reação adversa. Apesar de causar pouco ou nenhum incômodo, você pode aplicar gelo na região para trazer alívio.
Caso note perda de movimento ou lesões extensas, procure um médico imediatamente.
Dor de cabeça, músculos ou articulações
Também é muito comum algumas pessoas relatarem fadiga, dor no corpo, músculos, articulações e cabeça. Geralmente esses sintomas surgem cerca de 6 a 12 horas após a vacinação, e costumam melhorar sozinhos. Procure ficar em repouso e beba muito líquido. Se necessário, tome analgésicos após consultar um médico.
Febre, calafrios e transpiração excessiva
Sintomas transitórios como febre, calafrios e transpiração além do normal também são comuns e surgem entre 6 a 12 horas após a vacinação. No entanto, eles costumam desaparecer naturalmente em até 2 dias.
Caso o incômodo seja muito grande, é possível tomar analgésicos de acordo com orientação médica.
Outras reações pouco comuns
Reações como tontura, náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, hematoma e coceira no local da injeção são pouco comuns ou, até mesmo, raras.
Agora que sei quem pode tomar a vacina da gripe e estou convencido da importância, onde posso tomar?
Tomar a vacina da gripe no dr.consulta é fácil e rápido! E por aqui, é você quem escolhe se deseja se vacinar em uma de nossas unidades, ou aí mesmo, no conforto da sua casa. E ainda com um preço acessível. Legal, né?
As vacinas da gripe são aplicadas nas unidades do Tatuapé (Shopping Boulevard), Taboão ou Guarulhos de segunda a sexta e os horários podem ser consultados no site ou app, e também à domicílio, em qualquer região de São Paulo.
Para maior conforto, agende previamente sua vacina através do nosso site, app, telefone 4090-1510 ou WhatsApp 11 4118-1339. Não perca mais tempo e garanta a sua proteção!