Quando procurar um nutricionista?

A nutrição é a especialidade da saúde responsável pelos cuidados com a alimentação, sendo o nutricionista o profissional da área.
Apesar de ser procurado apenas quando surge alguma necessidade, o nutricionista pode ser consultado periodicamente para avaliar o seu quadro clínico e melhorar a sua qualidade de vida com base nos seus hábitos alimentares e comportamentais.
Mas se engana quem pensa que esse profissional é responsável apenas por cuidar de pessoas que necessitam emagrecer. O nutricionista também está apto a montar planos alimentares com base em diferentes necessidades, seja ela perder peso, ganhar peso ou até mesmo controlar os níveis de glicose ou colesterol no sangue.
Veja abaixo os principais motivos para procurar um nutricionista:
1. Emagrecimento
É o motivo mais comum de uma consulta com um nutricionista. O especialista da área analisa o histórico de saúde do paciente com o objetivo de montar a dieta mais adequada com base nas suas metas – sem que ele sinta carência de vitaminas e sais minerais importantes para o corpo.
2. Ganho de peso ou massa muscular
Além de ajudar a emagrecer e a manter o peso ideal, o nutricionista também auxilia no ganho de peso para pessoas e atletas que desejam aumentar a massa muscular. Com base nas necessidades, metas e particularidades do paciente, o profissional monta uma dieta adequada, incluindo os alimentos mais recomendados para o pré e pós-treino.
3. Restrições alimentares
Se você apresenta intolerância a lactose ou glúten, por exemplo, o nutricionista é o profissional que vai te ajudar a criar refeições saudáveis apenas com os alimentos que você pode consumir. Novos métodos de preparo também podem ser indicados pelo especialista, tornando a experiência de se alimentar muito mais agradável e apetitosa.
4. Controle de doenças crônicas
Pacientes diagnosticados com doenças crônicas influenciadas pela alimentação, como o colesterol alto, diabetes tipo II e hipertensão, não só podem, como devem ser acompanhados por um nutricionista. O especialista está apto para indicar os alimentos que você pode consumir e os que precisam ser evitados de uma forma muito mais inteligente.
5. Imunidade
Manter uma boa alimentação não deve ser um hábito apenas quando surge alguma necessidade. Alimentar-se corretamente, de forma equilibrada e evitando excessos, deve fazer parte da sua rotina, pois ajuda a melhorar a imunidade, a prevenir doenças cardiovasculares e a cuidar do seu corpo como um todo – “você é o que você come”, já dizia o ditado.
Quais são as diferenças entre o nutricionista e o nutrólogo?
A primeira diferença é a formação acadêmica. Enquanto o nutricionista é formado em nutrição, o nutrólogo é formado em medicina.
Em termos práticos, o nutrólogo é o médico responsável por fazer diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos nutrientes. Por isso, é comum que ele solicite exames para entender como anda a sua saúde.
Já o nutricionista é o responsável por recomendar planos alimentares personalizados que atendam às necessidades individuais de cada paciente. O especialista em nutrição também pode indicar a necessidade de suplementos, já que o nosso corpo se torna vulnerável a doenças por falta de certas vitaminas.
Ao sentir a necessidade de mudar os seus hábitos alimentares, procure um nutricionista. Emagrecer, ganhar peso ou montar uma dieta restritiva são processos que precisam de um acompanhamento especializado, caso contrário, podem provocar outras complicações.
Agende sua consulta pelo nosso site, app ou telefone: 4090-1510.