Prevenir o câncer é possível! Veja como

Câncer é o crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos, deixando a pessoa debilitada. O tratamento costuma ter uma série de efeitos colaterais e, em grande parte dos casos, há risco de morte. Ainda que a doença tenha diferentes causas, é possível prevenir o câncer.
Veja mais: Tire suas dúvidas sobre câncer de mama
Veja mais: Câncer de ovário: por que tão perigoso?
O que causa o câncer?
Fatores externos ou internos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. Os internos dizem respeito a questões genéticas e estão ligadas ao poder de defesa do corpo. Lembrando que o envelhecimento natural das células aumenta o risco de câncer.
Os fatores externos são aqueles ligados ao meio ambiente e aos hábitos de vida da pessoa. Fumar, tomar sol de forma desprotegida e consumir alimentos tóxicos são exemplos de fatores que contribuem para o surgimento da doença. Prevenir o câncer tem bastante relação com esses fatores.
Veja mais: Tudo sobre o câncer de pulmão
Veja mais: Quais são os tipos de câncer de pele?
9 dicas para prevenir o câncer
- Não fume: mais de 4.700 substâncias tóxicas são absorvidas pelo corpo de quem fuma, alterando o funcionamento das células e, com isso, abrindo as portas para o câncer. A grande maioria delas também afeta quem não fuma, já que elas invadem o meio ambiente.
- Cuide da alimentação: uma ingestão rica em nutrientes vindos dos alimentos de origem vegetal ajuda a prevenir o câncer. Aposte em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas para montar suas refeições.
- Mantenha o peso corporal adequado: de acordo com especialistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Siga um estilo de vida que evite que isso aconteça.
- Pratique atividades físicas: manter o corpo ativo auxilia o metabolismo a trabalhar bem em todas as suas funções. Além disso, os exercícios podem fazer toda a diferença para controlar o peso. Faça algo que dê prazer a você e prevenir o câncer dessa forma será tarefa fácil!
- Amamente: de acordo com o Ministério da Saúde, além de favorecer o desenvolvimento da criança e ajudar na prevenção de obesidade infantil, amamentar protege as células das mamas e permite um equilíbrio hormonal que podem previr o câncer.
Veja mais: Câncer de colo do útero: 3 exames que podem ajudar a detectar
Veja mais: Cisto na mama não aumenta o risco de câncer
- Atualize suas vacinas: a vacinação contra o HPV e contra a hepatite B tem uma função que vai além da prevenção dessas doenças. Contando com esses anticorpos no organismo, pode ser mais fácil prevenir o câncer de colo de útero e o câncer de fígado.
- Evite a ingestão de coisas nocivas: de acordo com o Inca, excesso de bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e carnes processadas (como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru) podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Riscar esses produtos da lista ajuda a prevenir o câncer.
- Cuidado com o sol: evite a exposição entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se você se expõe ao sol para trabalhar, não dispense chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
- Siga recomendações médicas: manter exames de rotina atualizados e seguir orientações de prevenção específicas para o seu quadro clínico e histórico familiar de doenças são medidas importantes para prevenir o câncer.