Planejamento reprodutivo e a gestação saudável
Entenda por que é importante para a saúde planejar as gestações
Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, principalmente ao encontrar um parceiro que também compartilhe desse desejo. Mas, mesmo com o conhecimento sobre prevenção, em muitos casos a gravidez ainda acaba acontecendo de forma inesperada e até acidental.
Infelizmente, essa falta de preparação pode acabar tomando o rumo contrário e ser prejudicial para a mulher e o feto. Por isso, existe um conceito criado e regularizado pela Constituição Federal que deve ser muito incentivado: o Planejamento Reprodutivo (ou Planejamento Familiar).
O que é o Planejamento Reprodutivo?
O Planejamento Reprodutivo foi uma iniciativa governamental criada após a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), realizada em 2006, comprovar que 18% das mulheres haviam engravidado acidentalmente.
O foco é diminuir as gestações de alto risco, preservar a saúde sexual e geral da mulher e do feto, preservar as condições sociais e psicológicas da mulher e dar a ela o direito de escolha e controle sobre seu corpo, sua formação educacional e profissional.
Veja mais: https://blog.drconsulta.com/2018/11/01/esta-pensando-em-engravidar-saiba-como-se-preparar/
Benefícios do Planejamento Reprodutivo para a saúde
Poder planejar o momento certo de ter filhos traz benefícios para a saúde da mulher, do homem e da criança, tais como:
- Permite que a mulher faça todos os exames de check-up da sua saúde geral e sexual para certificar-se de que o corpo está em condições de gerar uma gravidez sem riscos para ela mesma e para o feto;
- Permite que o homem também faça seus exames de check-up antes da gravidez para assegurar-se da sua saúde;
- É possível realizar anteriormente os exames de doenças sexualmente transmissíveis para que a concepção da criança seja segura e assim evitar consequências para a mulher e o feto;
- O casal pode colocar a carteirinha de vacinação em dia de acordo com o planejamento da gestação para evitar doenças durante esse período;
- Caso o casal pretenda ter mais de um filho, permite o intervalo planejado e saudável entre as gestações para a recuperação do corpo da mulher. Isso também pode ajudar a evitar gestações de risco.
- Permite planejar o acompanhamento médico durante a gestação, que também é de extrema importância para a saúde da mulher e do feto. Ou seja, o pré-natal e o pré-natal masculino.
- Permite ainda que o casal tenha uma preparação emocional, psicológica e física para as mudanças que acompanham a gestação.
Veja mais: https://blog.drconsulta.com/2018/08/21/entenda-o-que-e-o-pre-natal-masculino/
FONTES:
Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)
Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf
Drauzio Varella
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/desidratacao/