O que você precisa saber sobre o câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o 4° tipo de tumor maligno que mais causa a morte de mulheres no Brasil, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A doença está principalmente relacionada com a infecção persistente do Papilomavírus Humano, o HPV. Na maioria dos casos, não é comum que a infecção genital pelo HPV desenvolva o câncer cervical, mas para algumas mulheres esta é a evolução natural da doença.
Além da infecção pelo HPV, existem outros fatores de risco que também podem influenciar no desenvolvimento do câncer cervical, entre eles: o fumo excessivo (tabagismo), o uso prolongado de anticoncepcionais, o diagnóstico de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a exposição a múltiplos parceiros sexuais ao longo da vida.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado de forma mais rápida e eficaz. Porém, a maioria dos diagnósticos precoces só ocorrem durante a realização de exames ginecológicos periódicos, pois o câncer, em seus estágios iniciais, não costuma apresentar sintomas. Por isso, é super importante a ida ao ginecologista com frequência.
Quais são os sintomas do câncer do colo do útero?
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento muito lento, ou seja, em seus estágios iniciais não costuma se manifestar por meio de sintomas.
Entretanto, em estágio avançado, algumas mulheres podem notar o surgimento de sinais indicativos da doença. Entre os principais sinais estão:
- Sangramento vaginal sem causa aparente (fora do período menstrual);
- Sangramento vaginal após relação sexual;
- Dor abdominal ou pélvica;
- Maior vontade de urinar;
- Pressão no fundo da barriga;
- Corrimento vaginal alterado de cor marrom;
- Perda de peso sem causa aparente.
Como é feito o diagnóstico do câncer do colo do útero?
O diagnóstico precoce pode ser feito a partir de exames periódicos como o papanicolau e a colposcopia, que identificam alterações nas células do colo do útero. Caso seja verificada a presença de alguma anormalidade, uma biópsia (coleta de uma pequena amostra do tecido local) pode ser solicitada para análise laboratorial.
Caso você já visite o ginecologista com a presença de algum sintoma, o médico fará uma análise do seu histórico de saúde, uma avaliação clínica e, em seguida, solicitará a realização dos exames.
Quais são os tipos de tratamento para o câncer do colo do útero?
A escolha do tratamento deve ser feita exclusivamente pelo médico com base nas características da paciente, como idade e condições físicas, e do tumor, como a sua extensão, gravidade e tamanho.
O câncer do colo do útero pode ser tratado por cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. Dependendo do caso, a cirurgia pode ser feita apenas para a retirada do colo do útero. Em casos de reincidência (a doença aparecer mais de uma vez) ou de maior gravidade, a cirurgia também pode incluir a retirada de outros órgãos, como o útero e os ovários, por exemplo.
Como prevenir o câncer do colo do útero?
A principal forma de prevenir o câncer é se protegendo contra a infecção pelo HPV. Use preservativos em qualquer tipo de relação ou contato sexual e não deixe de tomar a vacina contra o HPV. O dr.consulta disponibiliza a aplicação das 3 doses nos nossos centros médicos ou na sua casa, se preferir. Clique aqui para agendar.
No mais, é importante se prevenir de toda e qualquer infecção sexualmente transmissível, evitar o tabagismo e visitar um ginecologista periodicamente para a realização de exames preventivos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura.
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.
Bom esclarecimento e informação pras mulheres
Gostei da informação gostei muito da informação
Oi ,eu tive o câncer do colo do utero,estou no final do tratamento,em estágio 2a2,fiz quimioterapia,fiz tbm rádioterapia,mas pq ninguém comenta sobre a braquiterapia,tbm fiz no final do tratamento ,vou fazer a ressonância para ver se tenho alta,queria saber mais sobre a braquiterapia, obrigada
Eu tive câncer no color do útero e tive todos esses cintomas e só tenho 57 anos
Nunca ouvi falar em vacinação contra HPV para Mulheres adultas,!
Final de abril, vai fazer 2 anos que retirei o colo do útero aos 50 anos ,esse mês fiz os exames de acompanhamento, graças à Deus, tudo em ordem 🙌🙌 que toda mulher pudesse ter acesso ao diagnóstico e tratamento rápido
Retirei meu útero quando estava com meus 38 anos ? Ficou meus ovário e o colo do útero…tenho hoje 73 anos , tenho um parceiro com quem mantenho relações sexuais sem preservativo, a um 1 ano, tenho muito medo ! Notei que perdi peso, dentro de dez meses perdi 4 quilos …
Olá, Maria! Faça acompanhamento preventivo para que fique mais segura referente ás essas questões, procure um profissional de sua confiança! 💙
Boa noite!
Tenho 57. Entrei na menopausa c 47. E há uma mês, mais ou menos, comecei a ter uma corrimento na cor rosada. Era esporádico, mas agora ficou direto. Aumentou depois da ginecologista ter passado um creme de nome kolpocervix.
Estou muito preocupada pq sinto umas coliquinhas.
Obrigada
Olá, Luciana! É aconselhavel que visite seu médico para que ele possa verificar para você!
Dores nas pernas e dores nas costas também são sintomas de quem tem câncer no útero?
Olá, Joyce é muito relativo!