O que é psoríase e como é feito o tratamento?

Você sabe o que é psoríase? Muita vezes, o maior problema de uma doença é a falta de conhecimento sobre ela — e a psoríase é uma que sofre desse mal. Apesar de ser muito comum, grande parte das pessoas não possui as informações necessárias para conhecê-la.
Pensando nisso, este post vai explicar tudo o que você precisa saber sobre a enfermidade, os sintomas, tratamentos e as principais características — para que ela seja identificada logo e cuidada como se deve. Confira:
O que é psoríase?
Mais recorrente do que se imagina, é uma doença de pele inflamatória crônica, ou seja, não tem cura mas apresenta formas de controle. A psoríase não é contagiosa, estando mais relacionada com o ambiente, com o sistema imunológico e com a carga genética da pessoa.
A doença se manifesta em diferentes graus de gravidade: ocorrências leves, de tratamento fácil, e casos críticos, que podem comprometer as articulações, além da pele.
Quais são os principais sintomas da psoríase?
A forma mais comum da manifestação da doença é em placas: lesões avermelhadas e de tamanhos variados na pele. Elas também apresentam escamas brancas e podem aparecer no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
As placas nunca aparecem nas mucosas e geralmente não apresentam sintomas, mas pacientes com mais ansiedade podem descrever coceira nas lesões.
Outra forma de manifestação é a psoríase invertida. Neste caso, as manchas são vermelhas e inflamadas. Ocorrem mais frequentemente em regiões úmidas do corpo ou em partes da pele que formam dobras.
Há ainda outros sintomas que podem indicar a doença: unhas quebradiças, amareladas e esfareladas e articulações rígidas, doloridas e inchadas.
Quais são as causas da doença?
Não existe uma causa definida, mas a doença é diretamente ligada ao sistema imunológico — que pode ter uma resposta exagerada e atacar células saudáveis da pele, provocando as lesões.
A genética não é descartada como origem, pois pesquisas apontam que uma em cada três pessoas com psoríase possuem um parente com a doença. Porém, o indivíduo pode ter o gene, mas não desenvolver a enfermidade.
Existem alguns fatores considerados desencadeadores do problema, fazendo com que ele se manifeste: estresse, infecções na garganta e na pele, variações climáticas, fumo, álcool e alguns medicamentos.
Como obter o diagnóstico?
Se você identificou algum sintoma, o especialista correto para diagnosticar a psoríase é o dermatologista. Para facilitar, o paciente pode chegar na consulta com os sintomas todos listados e explicar a forma como eles apareceram.
O médico, então, deverá fazer uma série de perguntas e realizar um exame físico da pele, couro cabeludo e unhas, observando seu estado e características.
Levará em conta também o histórico familiar do paciente. O diagnóstico da psoríase é clínico. Por isso, é importante explicar detalhadamente ao profissional o que você sente.
Existe tratamento para psoríase?
Uma vez identificada a doença, o especialista vai indicar o tratamento ideal para cada caso. Confira os principais:
tópicos: cremes e pomadas para tratar formas leves de psoríase ou aliviar sintomas. Esses produtos curam as lesões na pele e podem ser combinados com hidratantes e até exposição solar controlada e protegida.
medicamentos sistêmicos via oral, subcutâneos, intravenosos ou intramusculares: são necessários para pacientes que apresentam casos um pouco mais graves de psoríase — ou se o cuidado tópico não teve o resultado esperado.
fototerapia: procedimento em que a pele é exposta cuidadosamente à luz ultravioleta, UVA ou UVB.
Agora que você já sabe o que é psoríase — e quais os principais sintomas —, é importante ficar atento às manifestações da doença.
Além disso, evite os fatores que desencadeiam as feridas e lesões na pele, como estresse e consumo de álcool e drogas.
Se tiver dúvidas sobre a doença ou identificar alguns dos sintomas, agende sua consulta com um dermatologista!
[more title=”Agende uma consulta com um dermatologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/dermatologista”%5D