O que é e quais os benefícios do Mindfulness?

Em tempos de pandemia, como este em que estamos vivendo, cuidar da saúde mental é ainda mais importante do que você imagina. Descubra o que é e quais são os benefícios da prática do Mindfulness com a instrutora e especialista de Mindfulness da Be Mindful, Georgia Dreyer.
1. O que consiste o Mindfulness?
Mindfulness é o estado mental de consciência plena. Consiste na consciência que surge ao se prestar atenção de forma intencional a experiência do momento presente como ela é, sem julgamentos, com uma atitude de curiosidade, gentileza e de coração aberto.
Significa estar com a mente focada no momento presente, prestando atenção ao que está acontecendo aqui e agora, nos seus pensamentos, no seu corpo e no ambiente a sua volta.
Mindfulness pode ser definido como consciência plena ou ainda atenção plena. É uma prática laica (sem conotação religiosa), comprovada pela neurociência que é capaz de modificar nosso cérebro (neuroplasticidade mental) através do treino mental.
2. Quais são os benefícios das práticas de Mindfulness para o corpo e a mente?
São inúmeros os benefícios comprovados pela prática frequente de Mindfulness. Entre eles estão:
- Aumentar sua capacidade de foco e concentração;
- Favorecer a auto consciência e gestão emocional;
- Desenvolver inteligência emocional;
- Reduzir o estresse a ansiedade;
- Tirar você dos ciclos viciosos dos pensamentos negativos;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Promover a compaixão e empatia;
- Aproveitar o momento presente com qualidade total;
- Fortalecer a função imunológica;
- Resgatar sua essência através dos seus valores e do autoconhecimento;
- Diminuir a impulsividade e a divagação mental;
- Reduzir a sensibilidade à dor.
Desde o ano de 2000 já são mais de 4000 estudos publicados e a cada semana são divulgadas em torno de 20 novas pesquisas comprovando os resultados da prática frequente de Mindfulness.
3. Como aplicar as técnicas de Mindfulness no dia a dia?
Mindfulness é aplicado através de várias práticas formais e informais que se somam para levar o estado de consciência plena para a vida diária de forma contínua.
As práticas formais aprofundam o olhar do praticante e tem uma estrutura a ser seguida com dedicação e disciplina. O praticante deve separar um momento do seu dia onde não será interrompido para poder se conectar à sua presença naquele momento.
As práticas formais devem ser realizadas diariamente e a duração pode variar conforme a capacidade do praticante naquele dia, indo de 1min até 45/60min. É aconselhável praticar por menos tempo, mas mantendo a frequência diária do que praticar por mais tempo e com uma frequência menor.
Uma boa analogia para se entender este processo é comparar este treino mental que é o Mindfulness ao treino dos demais músculos do corpo quando se vai para uma academia. Ao ir pela primeira vez para uma academia não se consegue levantar um peso muito grande e os resultados desejados não serão alcançados mesmo que você fique treinando 48h de uma vez só e depois nunca mais.
Portanto as práticas formais também sugerem começar aos poucos, mas mantendo a frequência diária.
As práticas informais ampliam o olhar do praticante e a aplicação consiste em introduzir a prática nas atividades cotidianas fazendo com que as atividades cotidianas deixem de acontecer no “piloto automático” que é quando não se presta atenção ao que se está fazendo.
As práticas informais sugerem que você ative seus 5 sentidos ao estar fazendo alguma atividade do cotidiano, trazendo sua mente para o momento presente e para o que você está fazendo naquele momento.
Um bom exemplo é ao tomar banho. Ao ter a intenção de praticar Mindfulness neste momento, você começa pensando em se dar banho ao invés de simplesmente tomar banho. Talvez você esteja se perguntando qual a diferença?
Ao se dar banho você irá desautomatizar este processo, estando consciente desde o momento de tirar a roupa, abrir o chuveiro, sentir no seu corpo a temperatura da água, sentir a sensação e peso da água caindo no seu corpo, sentindo o aroma do sabonete, massageando o couro cabeludo ao passar o shampoo, ao se enxugar perceber a sensação do toque da toalha e assim por diante.
E dessa mesma forma você pode fazer ao lavar a louça, ao escovar os dentes, ao se alimentar, ao se barbear, se maquiar, ao caminhar e assim por diante.
Neste vídeo explico exatamente como aplicar a prática informal de Mindfulness e alguns exemplos para introduzir no dia a dia.
4. A meditação faz parte das práticas de Mindfulness? Quais as vantagens de meditar?
Mindfulness é o estado da mente de consciência plena, meditação é a forma como se alcança este estado mental.
Há várias formas de se obter este estado mental e a meditação é uma delas. A meditação pode ser realizada de diferentes maneiras como, por exemplo: com a ajuda de mantras, com a prática da yoga, com áudios guiados ou com a repetição de pequenas frases.
A neurocientista Sara Lazar da Universidade de Harvard comprovou que a meditação da atenção plena pode realmente alterar a estrutura do cérebro em apenas 8 semanas.
O estudo* constatou que, após esse período meditando alguns minutos por dia, há aumento do hipocampo, que governa o aprendizado e a memória, e em certos casos áreas do cérebro que desempenham papéis na regulação emocional. Também houve diminuição da amígdala, responsável pelo medo, ansiedade e estresse. Não restam dúvidas de que há melhora no humor e na qualidade de vida. (*fonte: _PubMed; Science; Harvard Medical School)
Segundo a OMS, até 2030 a depressão será o maior problema de saúde global e de acordo com a associação internacional de controle do estresse, 90% das pessoas que atuam no mercado de trabalho sofrem com ansiedade de diversos níveis, causando burnouts e afastamentos.
2020 foi provavelmente o ano mais desafiador da vida de todas as pessoas do globo terrestre, o ano que gerou uma mudança obrigatória e urgente em todos os níveis da sociedade. Levou o Brasil ao ranking do país com o maior número de ansiosos do planeta (OMS).
A missão da Be Mindful by Gê é oferecer uma melhor qualidade de vida e bem-estar nos tempos desafiadores em que vivemos através das práticas de Mindfulness.
É ajudar as pessoas a descobrir seus recursos internos para lidar com tudo o que a vida apresenta através das habilidades necessárias para viver “no momento”, a resiliência interna na qual pode confiar e para ajudar a aproveitar a vida mais plenamente, todos os dias.
Praticar a atenção plena dá o poder de transformar a maneira como nos relacionamos com a vida cotidiana, conosco e com os outros. Desenvolve inteligência emocional, autoconhecimento e capacita a responder às situações com clareza e foco, resultando em uma vida mais leve e equilibrada.
Georgia Dreyer – Instrutora e especialista de Mindfulness formada na UNIFESP (BR), Mindful Schools (USA), MISP(UK), praticante de meditação a quase uma década e executiva de vendas de tecnologia digital.
Incansável pelo autoconhecimento e busca do equilíbrio essenciais para uma melhor qualidade de vida, fundou a Be Mindful para compartilhar seus ensinamentos para mais pessoas que precisam encontrar uma forma de viver mentalmente mais saudável, diminuindo o estresse, a ansiedade e desenvolvendo inteligência emocional.