O que é e para que serve a colposcopia

A colposcopia ajuda a identificar lesões que podem evoluir para o câncer de útero
Para preservar a saúde da mulher, existe uma série de exames de rotina que devem ser realizados anualmente. Entre eles, está o famoso Papanicolau, exame preventivo que pode detectar a presença de células cancerígenas no colo do útero.
Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre a colposcopia!
Já a colposcopia é um exame ginecológico que não é de rotina, mas é de grande importância. O médico pede este exame quando o Papanicolau mostra alguma alteração inflamatória ou infecciosa para descobrir onde ela está localizada e se é benigna, pré-maligna ou maligna.
Na colposcopia, o médico examina a vulva, a vagina e o colo do útero
Por meio de um aparelho que funciona como uma lente de aumento, chamado de colposcópio, e com a aplicação de substâncias reagentes (ácido acético e solução iodada), o médico consegue identificar lesões que muitas vezes podem não ser vistas a olho nu.
Essas lesões, sem o tratamento necessário, dentro de meses ou até anos podem evoluir para o câncer do colo uterino. Por isso, quanto mais cedo elas forem identificadas e tratadas, maiores as chances da saúde continuar protegida.
Durante a colposcopia, o médico pode realizar uma biópsia se for necessário. A biópsia é uma amostra de tecido retirada da área doente que vai ser analisada e testada para comprovar se existem ou não doenças pré-malignas ou malignas.
Para fazer o exame, alguns preparos são necessários. Você deve evitar higiene com duchas vaginais e contato íntimo por 48 horas, suspender o uso de qualquer medicamento vaginal e levar os resultados de outros exames solicitados, incluindo o último Papanicolau. É recomendado também que você esteja fora do período menstrual.
A colposcopia pode identificar lesões relacionadas ao HPV
Atualmente, uma das maiores preocupações do médico da área de ginecologia e a razão mais comum para fazer colposcopia são as lesões relacionadas ao HPV, que podem ser divididas entre “lesões de baixo grau” e “lesões de alto grau”. As de baixo grau são muito frequentes e na maioria das vezes acabam desaparecendo sozinhas, sem tratamento.
Porém, as lesões de alto grau são as que apresentam maiores chances de se tornarem câncer do colo de útero caso não tratadas. Por isso, a colposcopia é essencial para tirar a dúvida.
Quanto custa uma colposcopia?
Oi, Sonia! Bom dia,tudo bem? Para melhores informações de valores, poderia entrar em contato com a gente no 4090-1510 ou acessar nosso site http://www.drconsulta.com 🙂 Pois, devido uma norma do CRM não podemos divulgar valores abertamente.
estou buscando informações sobre esse exame pq tive a2 imfequicao e não tratadas que gerou uma imfequicao nós rins agendei um exame e hoje tou comendo pq não sei que significa colposcopia obrigada
Oque significa células glândulares presentes e esfregaço eutrofico e células escamosas atípica de significado indeterminado ( asc_us )