O que é a diverticulite?

Diverticulite é uma inflamação intestinal que pode gerar sintomas bastante incômodos
Antes de tudo, vamos explicar o que são divertículos: pequenas bolsas que se formam na parede interna do intestino grosso.
A causa exata da formação de divertículos não é conhecida, mas se sabe que uma alimentação pobre em fibras e rica em alimentos refinados (arroz branco, pão branco, cereais matinais, bolachas) contribui para isso.
A presença de divertículos é chamada de diverticulose e tem como sintomas inchaço abdominal, cólicas, prisão de ventre e fezes endurecidas.
Tanto a força que se faz para evacuar quanto a entrada de fezes nos divertículos podem causar uma inflamação. Essa inflamação é a diverticulite.
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da diverticulite. Entre os principais estão idade superior a 40 anos, dieta pouco nutritiva, sedentarismo, obesidade e tabagismo.
Enquanto a diverticulose pode ser assintomática, a diverticulite tem sintomas sérios e que aparecem de repente como febre e calafrios, náusea e vômito, falta de fome e presença de sangue nas fezes.
Dependendo da intensidade desses sintomas, a diverticulite pede desde um tratamento específico orientado por um médico até uma internação para procedimentos hospitalares.
É essencial procurar atendimento médico assim que perceber sinais de que algo está errado com a saúde intestinal.
Se não for tratada corretamente, a diverticulite pode levar a problemas mais graves como forte dor abdominal, sangramento retal, ruptura no cólon, abscessos (bolsas de pus), estenose e fístula.
Além disso, a diverticulite pode dificultar o diagnóstico de câncer cólon e reto, e precisa de acompanhamento médico regular para que se evite crises.
Boa tarde Dr.
Sempre a noite ao deitar sinto umas dores do lado direito do abdomem, as vezes doe como fosse uma facada, até quando respiro doe. Já fiz uma colonoscopia o resultado foi diverticulite, o médico falou que era benigno, não havia sinais de câncer, mas essa dores me encomodam muito. Gostaria de fazer uma tomografia computadorizada ou uma resson.
Bom dia! Wandira, tudo bem? Nesse caso orientamos você procurar um especialista para que possa ser avaliado e caso seja necessário o médico irá solicitar os exames necessários.