Causas a disfagia: a dificuldade para engolir

Disfagia é a dificuldade de engolir, o que envolve não só o que é ingerido nas refeições, mas a própria saliva.
O problema é bastante comum em idosos, mas pode acontecer em qualquer fase da vida, dependendo da causa.
O principal sinal de que a disfagia está presente é a sensação de que a comida ou os líquidos estão presos na boca, na garganta ou no esôfago.
Tosse, regurgitação nasal, dor na garganta e até dor no tórax também podem ser sintomas da disfagia.
Causas da disfagia
A lista de possíveis causas é extensa e envolve desde obstruções físicas da faringe ou do esôfago e uso de certos medicamentos até problemas neurológicos e musculares.
Quais são os tipos de disfagia?
Dependendo da origem, a disfagia pode ser classificada em 4 tipos:
- Orofaríngea: quando afeta a parte oral e faríngea da deglutição (geralmente causada por doença ou condição neurológica, especialmente Acidente Vascular Cerebral);
- Esofágica: quando a passagem de alimentos ou líquidos é dificultada ou bloqueada por um problema mecânico (como formação de um calo no esôfago pelo contato constante com conteúdo ácido do estômago);
- Cardíaca: quando há uma dilatação anormal no lado esquerdo do coração, o que acaba comprimindo o esôfago e dificultando a deglutição;
- Botulínica: é mais específica e acontece em decorrência do uso de toxina botulínica no tratamento de problemas no pescoço, como o torcicolo.
Quando todas essas possibilidades foram avaliadas (e descartadas), há o diagnóstico de um outro tipo de disfagia, a funcional, que não tem uma causa específica.
Por aí, já é possível perceber que nem toda dificuldade para engolir é igual. É muito importante a avaliação médica para o diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Tratamento da disfagia
A principal função do tratamento dessa condição é evitar que a pessoa engasgue e/ou fique desnutrida por deixar de ingerir alimentos. Dependendo do caso, pode envolver, além de uso de medicamentos, o acompanhamento de fonoaudiólogo e nutricionista.
Por isso, não deixe de procurar ajuda assim que perceber sintomas de disfagia. Se você sente alguma das dificuldades listadas aqui, já sabe: agende uma consulta com um médico que atua na área de gastroenterologia e pode realizar cirurgia no aparelho digestivo.
Boa noite. E exatamente isso que esta acontecendo comigo, tenho tanta dificuldade pra engolir,que tenho medo de .me alimentar normalmente, penso que vou me engasgar com tudo que como, Hoje não como muito por esse motivo, até pra almoçar ou jantar,tenho que ter sempre um copo de água por perto. Eu fumo a mais de 26 anos ou mais, já fiquei mais de 7 messes sem almoçar,ou me alimentar direito, hoje tenho 45 de idade, se alguém tiver alguma diagnóstico,ou solber de algo,que possívelmente possa me ajudar,serei grato!
Bom dia! Tadeu, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Eu tenho tipo um catarro na garganta só que toda ora fico engolindo . Ontem eu fui comer a comida quase não desceu fiquei a goniada e dói muito o meu pescoço e
Peza a minha cabeça chega até acelerar o meu coração
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!