E agora, nutrólogo ou nutricionista? Descubra como decidir!

A falta de tempo faz com que grande parte da população não se alimente corretamente, o que provoca não só o desequilíbrio do peso, mas deficiências nutricionais no organismo.
Então, para corrigir essas deficiências, é necessário consultar um profissional de saúde especializado em alimentação. Mas quem procurar, nutrólogo ou nutricionista?
Essas duas palavras até se confundem e muitas pessoas acreditam que as duas profissões se referem a mesma coisa, porém não é bem assim.
Neste post, vamos trazer as diferenças entre eles para que você saiba escolher entre nutrólogo ou nutricionista. Vamos falar sobre as respectivas áreas de atuação de cada uma delas, o que faz o nutricionista e o nutrólogo, o que cada um pode prescrever e quando devemos procurar um ou outro.
Acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!
Nutrólogo ou nutricionista: o que faz cada um?
O atual curso de graduação em nutrição foi criado no Brasil em 1939, no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A nutrição não é uma especialidade médica.
Já a nutrologia chegou ao Brasil em 1932, com os estudos do Dr. Josué de Castro.Porém, foi somente em 1978 que a nutrologia foi reconhecida como Especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM).
Cuidar da alimentação, desenvolver hábitos alimentares saudáveis, é uma conquista que hoje em dia a maioria das pessoas busca. Mas, afinal, com quem devemos nos consultar: nutrólogo ou nutricionista?
O nutrólogo é o médico graduado em medicina que escolheu a nutrologia como especialidade médica de atuação, assim como o cardiologista, dermatologista, pediatra, etc.
Ele pesquisa o impacto dos nutrientes no organismo, avalia os benefícios e malefícios causados pelos nutrientes e auxilia na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.
Além disso, ele diagnostica, previne e trata as doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Já o nutricionista é o profissional de saúde graduado em nutrição e sua formação é voltada tanto para a fisiologia do organismo quanto para os aspectos psicológicos e sociais relacionados aos hábitos alimentares, sendo capaz de promover uma reeducação alimentar.
Ele é responsável por prescrever dietas com equilíbrio de nutrientes e calorias. Faz orientações nutricionais e dietéticas, além de indicar suplementação, quando necessário.
Pode ainda auxiliar na prevenção de doenças, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável.
Começou a ficar um pouco mais clara a diferença entre eles? Então, agora, vamos às principais funções de cada uma dessas especialidades, pois só assim é possível decidir entre elas. Acompanhe!
Funções do nutrólogo
O nutrólogo, como já citamos, é o médico que previne e trata doenças ligadas ao metabolismo. Dessa forma, a sua atuação pode seguir diferentes objetivos, como os que vamos conhecer agora.
- Diagnosticar e tratar doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão ou obesidade;
- Identificar maus hábitos alimentares ou de vida e orientar a pessoa sobre a relação deles com o seu estado de saúde;
- Prescrever dietas e medicamentos específicos para cada tipo de distúrbio alimentar;
- Conscientizar o paciente a fazer acompanhamento periódico de seu estado nutricional e saúde;
- Avaliar a quantidade de nutrientes presentes no organismo através de exames;
- Designar a ingestão correta de proteínas ou vitaminas para cada indivíduo;
- Educar o paciente em relação aos benefícios e malefícios de determinadas substâncias e a importância da informação nutricional como garantia da qualidade de vida;
- Contribuir com o estudo constante do papel dos nutrientes em busca de uma vida longa e saudável.
O nutrólogo deve ser consultado quando a pessoa suspeitar de algum distúrbio alimentar que possa lhe causar danos à saúde.
Realizar consultas periódicas com nutrólogo pode prevenir possíveis desequilíbrios nutricionais e prevenir doenças mais graves, já que ele determina a ingestão correta de proteína e vitamina para cada pessoa.
Além disso, apenas o nutrólogo pode prescrever medicamentos para tratar os diferentes distúrbios alimentares ou doenças, solicitar exames diagnósticos e prescrever a alimentação endovenosa aos pacientes hospitalizados.
Isso porque, por ser médico, ele consegue ter uma visão mais geral sobre o problema, relacionando-o a outros aspectos da saúde do paciente.
O nutrólogo poderá solicitar exames laboratoriais específicos para orientar a dieta, mas não pode usá-los para diagnóstico de doenças, apenas diagnóstico nutricional..
Agora, a pergunta que todo mundo se faz: é possível emagrecer com nutrólogo? Sim, é possível emagrecer sem cirurgia com o acompanhamento de um nutrólogo.
No entanto, na consulta, o nutrólogo vai avaliar seus hábitos de vida, sua alimentação e também como está a sua saúde de forma geral em busca de doenças que possam estar contribuindo com o excesso de peso.
Funções do nutricionista
Vamos conhecer agora as principais funções do nutricionista para que você saiba quando optar por esse profissional.
- Orientar e prescrever dietas individuais, respeitando a rotina do paciente e a sua necessidade de nutrientes;
- Auxiliar a alimentação e nutrição de cada indivíduo, de acordo com suas preferências e metabolismo;
- Preparar cardápios para refeições completas;
- Em ambientes coletivos, como hospitais, empresas e escolas, por exemplo, ele controla a qualidade dos produtos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo.
- Avalia a composição corporal do paciente e traça as suas necessidades nutricionais considerando todas as avaliações realizadas.
O nutricionista não receita remédios, mas pode indicar a suplementação com polivitamínicos, desde que o faça de acordo com as doses determinadas pela legislação.
Em casos de dosagens mais altas, estas poderão ser prescritas somente pelo nutrólogo.
O nutricionista ainda pode solicitar exames, como hemogramas, análises de albumina e vitaminas, porém essa solicitação deve servir apenas para a elaboração da dieta, nunca para diagnosticar doenças.
Os resultados dos exames devem auxiliar na identificação de possíveis carências nutricionais para que o melhor cardápio seja definido.
Caso o nutricionista identifique a carência de ferro, por exemplo, ele encaminhará o paciente para o médico, que irá investigar as causas dessa deficiência.
Por fim, é possível emagrecer com o nutricionista? Sim, ele é o profissional ideal para nos ajudar com a alimentação. Ele pode te ajudar a emagrecer e muito mais! Ganhar massa muscular ou peso, refeições alternativas para quem tem restrição alimentar e o controle de diversas doenças.
Ainda estou confuso, quais as diferenças?
É normal ter dúvidas na hora de escolher entre nutrólogo ou nutricionista, já que o escopo de ambos pode ser bastante similar em um primeiro momento.
A seguir, traremos as diferenças entre essas suas especialidades para que não fique nenhuma dúvida sobre esses profissionais. Vejamos!
A formação de cada um deles é a primeira diferença. O nutrólogo é formado em medicina e tem especialização em nutrologia. O nutricionista é formado em nutrição.
Assim, o nutrólogo é um médico que avalia a saúde do paciente, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
Já o nutricionista, ajuda na composição de uma alimentação mais saudável, sugerindo suplementação de nutrientes, ou porque o paciente tem uma dieta restrita, por exemplo os vegetarianos, ou por objetivos específicos, como por exemplo competições esportivas.
O nutrólogo avalia, por meio de exames médicos, a saúde geral do paciente e orienta-o para que busque uma alimentação equilibrada para a preservação da saúde, trata doenças e prescreve medicamentos.
O nutricionista elabora uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos, após avaliação e diagnóstico nutricionais, mas não faz diagnóstico e nem tratamento de doenças, e pode prescrever suplementos, mas não prescreve medicamentos
Dadas essas diferenças, muitas vezes o paciente, necessitará consultar-se com os dois profissionais, que trabalharão em conjunto auxiliando na melhora da saúde e qualidade de vida.
Checklist para a decisão final


Você sabia que podemos te ajudar?
Agora que você já sabe o que faz um nutrólogo e o que faz um nutricionista, ficou muito mais fácil escolher entre um e outro, não é mesmo? Ou, então, se consultar com os dois para garantir máxima saúde e qualidade de vida!
Que tal marcar uma consulta agora mesmo?
Aqui no dr.consulta, seja nutrólogo ou nutricionista, você encontra profissionais qualificados para realizar consultas e te ajudar a alcançar seus objetivos. Com unidades espalhadas para atender você com mais comodidade, você realiza não só consultas, mas também exames em um mesmo lugar. Agende hoje mesmo pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS).