Mau hálito: conheça 5 doenças que podem causá-lo
Atualmente, existem mais de noventa causas de halitose (o famoso mau hálito). A maioria dos casos é provocada por problemas bucais, como má higiene, acúmulo de placas bacterianas nos dentes e próteses, doenças da gengiva etc. Mas quando não há problemas de saúde bucal e o mau hálito persiste, o que mais pode ser? Podem haver causas relacionadas também ao aparelho digestivo e a algumas doenças sistêmicas.
Nesses casos, o mau hálito pode ser um indicativo de que algo não anda bem com a sua saúde e de que é preciso buscar ajuda médica para iniciar o tratamento adequado. Então, continue a leitura e conheça as principais doenças que podem estar por trás do mau hálito!
- Gengivite
A gengivite é uma doença que acomete as gengivas, provocando inflamação, inchaço, sangramento e halitose (mau hálito). A causa direta da doença é a placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma constantemente nos dentes e gengiva. Em muitos casos, existe uma retração ou um recuo da gengiva, favorecendo espaços para acúmulo de resíduos alimentares e, consequentemente, proliferação dessas bactérias.
A gengivite é considerada o estágio inicial de uma doença mais grave, a periodontite. Iniciando o tratamento adequado, a doença não vai evoluir.
No geral, o tratamento da gengivite é bem simples e feito com um dentista. Realiza-se a limpeza bucal profissional, com a retirada das placas bacterianas e tártaros. A manutenção da higiene bucal em casa é fundamental, e deve ser feita com a escovação correta dos dentes e da língua, além do uso diário de fio dental evitando cigarros e outras formas de tabaco.
- Distúrbios gástricos
Entre os distúrbios gástricos, os que mais comumente provocam mau hálito são o refluxo e a gastrite.
No caso do refluxo, o alimento ingerido, que já estava no estômago sendo digerido, volta para o esôfago, deixando um gosto ruim na boca e provocando o mau hálito.
O problema pode ser amenizado com medicações e hábitos alimentares mais saudáveis. Alimentos muito ácidos ou picantes, por exemplo, devem ser evitados e idealmente se faz necessário consulta com especialista para adequado diagnóstico e tratamento.
Enquanto isso, quem sofre com gastrite frequentemente se queixa da desagradável sensação de queimação no estômago. Isso pode vir acompanhada de uma digestão mais lenta e de problemas de mau hálito. Os distúrbios do aparelho digestivo têm tratamento e devem ser acompanhados por um médico gastroenterologista.
- Doenças hepáticas
O fígado é responsável pela produção de substâncias importantes, entre elas, algumas que ajudam na digestão. Entretanto, determinadas doenças reduzem a capacidade de metabolização hepática, provocando inúmeros problemas de saúde. Disfunções severas no fígado podem provocar intenso mau hálito, como a cirrose, por exemplo.
O odor do hálito hepático é conhecido como cheiro de “terra molhada” e pode piorar com o agravamento da doença. Assim como outros problemas hepáticas, a cirrose possui tratamento. Quando é diagnosticada em fase avançada, em que há perda total das funções do fígado, poderá ocorrer a indicação do transplante.
- Infecções respiratórias
Você sabia que as doenças do aparelho respiratório também podem provocar mau hálito? Isso mesmo! Sinusite, broncopneumonia, abscessos, amigdalite e faringite, por exemplo, podem estar associadas à halitose.
As secreções geradas por essas doenças, em conjunto com as bactérias causadoras desses tipos de inflamação e infecção, favorecem o surgimento do mau hálito e deixam um gosto bem desagradável na boca. Com o fim do processo inflamatório, a tendência é o hálito voltar ao normal.
- Doenças renais
Os rins possuem a função de filtrar o sangue e excretar substâncias tóxicas, como a ureia. Em casos de comprometimento severo dos rins, pode haver mau hálito devido ao acúmulo dessas substâncias no organismo. Essas toxinas acumuladas são liberadas na circulação sanguínea e eliminadas pelas vias respiratórias.
O mau hálito provocado por doenças renais é chamado de “hálito urêmico”, pois tem cheiro de amônia e urina.
Outro fator de destaque é que, em alguns casos de insuficiência renal, é recomendável diminuir a ingestão de líquidos para não sobrecarregar os rins. Essa redução também diminui a produção de saliva, o que agrava o mau hálito.
Além das doenças citadas anteriormente, desidratação, alcoolismo, tabagismo e fome também podem provocar odores desagradáveis na região bucal.
Muitas pessoas se preocupam apenas em mascarar o mau hálito com balas e chicletes, mas é preciso identificar as causas e tratá-las da forma mais adequada. Por tratar-se de um problema multifatorial, o clínico-geral poderá avaliar e prestar mais orientações para você. Não brinque com a sua saúde.
Estou tomando o colágeno uc 2 40 mg mas diacereina 50 mg e tô notando um mau halito na língua será que é bom causa desse remedio? e tenho que tomar por seis meses e depois paro e volto a tomar Dinovo devido às dores
Muito Obrigada pela ajuda !
pois muitos outras matérias que eu li , Não fala tudo isso que você falou . Já ouvi muito médicos gastro falar que gastrite não dá mau hálito e sim que devemos passar com dentista , que a questão é uma má higiene bucal . Acho um absurdo ouvi isso , sendo que eu sempre tive um tratamento exemplar bucal.
Mas sempre percebi que o meu mau hálito vinha de uma gastrite mal curada e uma sinusite, pois nunca achei um Dr que pudesse me ajudar nestes requisitos.
Até porque , sempre tive problemas alimentares e a tal da sinusite 😪 e o mau hálito só aumenta 🤦🏼♀️e agora gestante parece que piora tudo , me sinto muito constrangida com tudo isso .
Mais uma vez grata pela sua matéria completa e maravilhoso , vou procurar algum profissional próximo de min , para que possa tratar tudo isso !
Olá! Ficamos felizes que pudemos esclarecer essas informações para você! Conte conosco!
O meu mal hálito é muito forte, eu não sinto, vejo a reação das pessoas, conseguem sentir com mais de 2 metros de distância. Já fui no otorrino, gastro, clínico geral e não acham. Na verdade nem se importam. Uma falou que era psicológico, como eu queria que fosse 😢😢 passo tanta vergonha. Vontade que eu tenho é só de tirar minha vida p não passar mais constrangimento. 😭😭😭😭😭😭
Compreendo que deve estar sendo muito difícil pra você lidar com isso. As especialidades que mencionou normalmente cuidam desta questão, realmente. Se você está tendo muito sofrimento, como relatou, o acompanhamento psicológico também pode ser bem-vindo para lidar com tudo isso.
Oi Bom dia 🌞 eu sofro muito com hálito muito fortes as pessoas se afastam de mim sinto muito contragimento
Teu filho casula está com mal hálito muito severo ele é especial amtes eu escovada, os dentes, dele ,mais tive avc, agora não consigo mais ele não escova certinho levo no dentista para fazer uma limpeza sempre mais não estou mem levando ele nos lugares a boca dele está uma fossa literalmente vou pasar com o clínico geral ele toma muita coca cola pode ter alguma ligação?
Boa Tarde! Vera, como vai? O recomendado é passar em avaliação médica para que possa ser entendido a causa e passado o melhor tratamento.
Estou com o hálito horrível pessoas próximas já me avisaram. Eu fumei muito no passado, bebia muito, já deixei a bastante tempo. Eu tenho uma secreção esbranquiçada principalmente após as refeições vem e sinto as vezes dificuldade em engolir a alimentação!!! E as vezes sinto um incômodo no peito, um dorzinha!! Ficarei muito grato se tiver uma orientação do que fazer para solucionar o problema. Muito obrigado
Olá, Marconi! Tudo bem? Consulte um especialista para avaliação do que pode estar causando isso, assim será indicado um tratamento para você!
Gostaria de saber como posso tratar o meu mau hálito,é bastante pesante
Oi, Arnaldo! Seria legal procurar um especialista para uma análise clínica!
Oi tudo bem queria sabe de uma coisa minha cachorra tomo remédio ibuprofeno e como já previsto prejudico o estômago e a uréia dela ela fico na veterinária internada tudo mais e já tá em casa mais msm assim ela ainda tá tendo um cheiro forte na boca e como se fosse querer vomitar oque devo fazer dar mais água pra ver se melhora ou prejudico mais alguma coisa dela porque ela tbm tá comendo bastante
Olá Esther! Importante procurar um médico veterinário para avaliação e acompanhamento necessário 😉