Linfonodomegalia: o que é e como é feito o tratamento?

A linfonodomegalia é um aumento local ou generalizado dos linfonodos. Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum no pescoço, nas axilas, na região inguinal e do mediastino. Pode ser tanto uma inflamação passageira, quanto representar uma doença grave.
Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre exercícios para hérnia de disco!
Os linfonodos são pequenos órgãos responsáveis pela defesa do organismo e localizados por todo o corpo. Também chamados de gânglios linfáticos, ajudam a impedir a atuação de microrganismos e células cancerígenas. Continue a leitura e entenda como eles podem adquirir um tamanho anormal.
O que causa a linfonodomegalia?
Como os linfonodos atuam nas defesas do organismo, quando aumentam muito de tamanho indicam a existência de alguma doença. As mais frequentes são infecções, alergias, inflamações, doenças reumáticas e câncer.
Em crianças e jovens adultos, as causas mais comuns são as infecções bacterianas e virais. É o caso da mononucleose (ou doença do beijo), além da toxoplasmose e a tuberculose. Os gânglios ficam fibrosos e bastante doloridos, características de uma inflamação.
Já nos adultos com mais de 50 anos, há uma correlação com alguns tipos de câncer, porém infecções ainda são as principais causas da manifestação. Os linfonodos ficam duros, bem aderidos, formando um caroço — e, geralmente, são bem maiores.
Quais os principais sintomas?
Os linfonodos saudáveis possuem cerca de 1 centímetro e não são perceptíveis. Quando hpa uma infecção, eles aumentam e podem atingir diversos tamanhos. Nesses casos, a pele por cima fica lisa, regular e avermelhada — e bem sensível ao toque. A dor é aguda, com uma sensação de latejamento.
Na linfonodomegalia provocada por câncer, os gânglios, normalmente, passam de 2 centímetros de diâmetro. O crescimento é bem mais lento e a pele não fica alterada. De modo geral, também são indolores, podendo não ser notados por muito tempo.
Um gânglio permanece inflamado por cerca de 2 semanas se for tratado corretamente. Se durar mais do que isso, pode ser necessário fazer uma biópsia e até uma cirurgia para limpeza ou remoção.
Como fazer o tratamento?
Primeiro, é preciso confirmar a existência da linfonodomegalia. Isso porque os gânglios linfáticos são facilmente confundidos com cistos branquiais, abscessos, lipomas, glândula aumentada ou tumores. O diagnóstico deve ser feito apenas pelo médico, não devendo ser aplicado nenhum medicamento no local, com risco de piora.
Dependendo das causas, o profissional poderá prescrever antibióticos e anti-inflamatórios, quando infeccioso. Se não houver melhora em algumas semanas, deverá ser feita a biópsia.
Um linfonodo neoplásico — quando há alteração no código genético e perda da função característica — deve ser removido em parte ou totalmente. O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso.
De qualquer modo, não deixa para buscar ajuda apenas quando há dor ou incômodo. É fundamental prestar atenção a qualquer caroço ou irregularidade no corpo. A linofonodomegalia pode ser facilmente tratada, desde que se procure um médico de imediato.
O tratamento de todo tipo de doença começa com um diagnóstico precoce. Portanto, fique de olho e, ao menor sinal de que existe algo errado, procure um médico. Consulte com um de nossos profissionais!
sinto bastante dores na região inguinal, nas duas virilhas, fiz uma ultrassonografia deu um aumento de linfo nodos. fiquei preucupada e
Estou MT preocupada, há uma semana o pescoço da MH filha de 2 anos inchou e percebi dois caroço um cada lado do pescoço, mas ela não está doente nem tendo febre, está animada brincando, mas procurei um médico q me passou ultrassom e o resultado deu linfonomegalia… Estou MT assustada e preocupada … O inchaço sumiu mas os caroços ficou….
Existem linfonodos na parte superior da costela?
Oi, Joelma! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Boa tarde!
Meu irmão está internado no hospital e o Médico disse que ele está com suspeita de linfoma, aumento de leucócitos e dor no lado direito do abdômen, mais, o resultado da tomografia não apresentou nada, ele tem na região inguinal um caroço duro e três menores de lado avermelhado. Obs: os exames de sangue, emogramas,os leucócitos cada dia eles vão aumentando.
Ele está á 10 dias internado tomados antibióticos e continua com os leucócitos acima de 20.000 e dor.
Boa noite Dr ,tive um câncer na tireóide e mestatase cervical ,a 3anos atrás,e agora estou sentindo muita dor nas costas nas axilas e arritmia um pouco dificuldade pra respirar ,e parece que tenho febre por dentro o que pode ser ,uma recidiva?
Boa Tarde! Gisela, tudo bom? Orientamos você procurar um especialista para que possa ser avaliado melhor e dado um diagnóstico para o quadro apresentado.
Boa noite Dr ,tive um câncer na tireóide fiz a tireoidectomia total,mas tive mestatase cervical ,a 3anos atrás,e agora estou sentindo muita dor nas costas nas axilas e arritmia um pouco dificuldade pra respirar ,e parece que tenho febre por dentro o que pode ser ,uma recidiva?
Boa Tarde! Gisela, tudo bom? Orientamos você procurar um especialista para que possa ser avaliado melhor e dado um diagnóstico para o quadro apresentado.
Boa tarde !…
Pesquisando a respeito da lifonodomegalia cheguei a conclusão q tenho que fazer um tratamento mais preciso a respeito do mesmo!… qual seria o especialista q debo procurar??
Bom dia! Euniria, tudo bom? Orientamos procurar um clinico geral para uma primeira avaliação, e caso seja necessário ele indicará para outra especialidade.
Dr. Fiz pulsão num nódulo que apareceu na tireóide, fui encaminhada pra fazer uma biópsia por Dr.endocrinologia estou esperando o resultado se for preciso uma cirurgia pra retirada do nódulo se Deus quiser vai ser Benigno que não sinto nada de anormal.foi a primeira vez que o Dr. Fez um pedido do exame da tireóide e o resultado veio um nódulo dis elê que é grandinho e fui fazer o exame pulsão. Se precisar de retirar qual sou encaminhada por qual Especialista Cirurgião. Tenho 68 anos. Muito Obrigada pela Atenção.abraços.
Tenho 14 anos e tenho linfonodomegalia, e é na região cervical do pescoço. Um desses gânglios tem 1,4 cm. Ja fiz uma ultrassom. E agora vou levar para o mesmo especialista q pediu esse exame. Será q precisará de uma cirurgia e remoção desses ganglios? fico preocupada.
Olá, Emilly! Tudo bem? Peça para seu médico assistente avaliar o exame, ele poderá te orientar qual o melhor procedimento a ser adotado no caso.
Meu exame de tireóide medindo ,massa glândulas estimada em 5,93cm e normal
Boa Tarde! Lucelia, tudo bem? Orientamos você procurar um especialista para que ele possa passar melhores orientações para você.