Hipertensão Arterial: saiba como se prevenir

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nosso cardiologista, o Dr. Nemer Luiz Pichara, explica um pouco mais sobre a doença e como tratá-la.
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença caracterizada por altos e constantes sustentados níveis de pressão arterial. Está diretamente ligada a alterações de outros órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos, que causam aumento do risco de complicações cardiovasculares.
Apesar de ser uma doença comum, possui baixas taxas de controle adequado na população brasileira e é considerada o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A chamada “pressão alta”, como é conhecida popularmente, está relacionada, dentre outros fatores, a idade, sexo, etnia e modo de vida.
Condições que aumentam o risco de hipertensão arterial
Fique atento, condições do dia-a-dia pode aumentar o risco de hipertensão arterial, tais como:
- Excesso de peso.
- Obesidade.
- Consumo excessivo de sal e álcool.
- Tabagismo.
- Sedentarismo.
- Abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares. Essa condição pode ser um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.
Diagnóstico e tratamento
Em geral esta doença não apresenta sintomas, sendo muitas vezes denominada como “inimigo silencioso”. O médico deve obter o quadro clínico completo do paciente, o histórico familiar e saber sobre a vulnerabilidade dos fatores de risco, além do estilo de vida, para dar um diagnóstico.
Caso o paciente tenha hipertensão arterial, deve fazer acompanhamento com o médico regularmente (pelo menos a cada seis meses) e manter a pressão arterial controlada, de acordo com cada paciente. Além do tratamento com remédio, é preciso também diminuir o peso, melhorar o padrão alimentar, reduzir o consumo de sódio (sal), bebidas alcoólicas e tabaco e fazer atividade física regularmente.
Minimize os riscos de infarto ou AVC
Segue algumas dicas para minimizar o risco de infarto ou AVC:
- Dieta equilibrada: a dica é consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), pois são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim.
- Dormir bem.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Cuide-se: alguns cuidados do dia a dia como controlar o peso corporal e a ansiedade, parar de fumar, cultivar bons amigos e outras atividades também podem ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.
Agende sua consulta com o Dr. Nemer Luiz Pichara e se previna.
Confira outros artigos sobre hipertensão
https://https://blog.drconsulta.com/2018/04/5-dicas-de-prevencao-contra-a-hipertensao-arterial/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost
https://blog.drconsulta.com/2017/11/hipotensao-e-hipertensao-afinal-qual-e-a-diferenca/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost
https://blog.drconsulta.com/2017/05/como-tratar-hipertensao/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de cardiologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”%5D
Desde ontem estou tentando marcar uma consulta mas não estou conseguindo por causa do meu imail
Eu preciso passar no médico
Oi, Celia! Tudo bem? Você conseguiu agendar? Caso não entre em contato com a gente no 4090-1510 que iremos te ajudar 😉