Hepatites virais: sintomas, tratamento e vacinação

As hepatites virais são doenças infecciosas que podem causar alterações leves, moderadas ou graves no fígado.
Ao todo, existem 5 tipos diferentes da doença: as hepatites A, B, C, D e E. Aqui no Brasil, as mais recorrentes são a A, B e C, sendo a D mais comum apenas na região norte do país e a E, em outros países como a Ásia e a África.
Apesar de apresentarem formas de transmissão diferenciadas, todos os tipos de hepatite podem desencadear alguns sintomas característicos, como a pele e os olhos amarelados.
Entretanto, os casos assintomáticos são considerados os mais perigosos, pois avançam no organismo do paciente, comprometendo o fígado de forma silenciosa. Em casos em que o paciente não diagnostica a doença precocemente, a hepatite pode evoluir para quadros de cirrose, fibrose avançada e até mesmo câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite é um problema de saúde pública tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo devido a complicações da doença, sendo a hepatite C a mais fatal.
Como as hepatites virais são diagnosticadas e tratadas?
As hepatites virais são diagnosticadas a partir de exames sorológicos e de sangue que descobrem a presença do vírus no organismo do paciente.
Veja como funciona o tratamento dos principais tipos de hepatite:
- Hepatite A: não apresenta nenhum tratamento específico, apenas o uso de medicamentos para alívio e controle dos sintomas. Há vacina para prevenir a sua ocorrência.
- Hepatite B: pode se manifestar de forma aguda (de curto período) ou de forma crônica. Apesar de não apresentar cura, também pode ser prevenida por meio de vacina.
- Hepatite C: em sua maioria, a hepatite C é diagnosticada apenas em sua fase crônica (depois de seis meses de infecção). O tratamento inclui o uso de antivirais de ação direta (DAA), que apresentam mais de 95% de eficácia. Não há vacina para prevenir a hepatite C.
Quando e onde devo tomar a vacina das hepatites virais A e B?
Hoje, o dr.consulta disponibiliza as vacinas de hepatite A e B tanto para o público infantil quanto para os adultos. Você pode agendar a sua aplicação pelo 4090-1510 e realizar o procedimento em nossa unidade ou à domicílio, caso necessite.
Veja como funciona o calendário de vacinação para as hepatites virais:
- Vacina Hepatite A: duas doses, no esquema 0 – 6 meses;
- Vacina Hepatite B: três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses;
- Vacina Combinada Hepatite A e B*: três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses.
*A vacina combinada para as hepatites A e B é uma opção e pode substituir a vacinação isolada para as hepatites A e B.
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Caso você não tenha sido vacinado quando bebê, entre em contato conosco e agende sua aplicação.
Proteja-se contra as hepatites A e B. Vacinas salvam vidas!