Estresse: causas, sintomas e tratamento

O estresse é uma reação desencadeada pelo corpo quando nos deparamos com situações traumáticas, ameaçadoras ou emergenciais.
Em momentos de muita pressão, medo ou insegurança, o nosso cérebro ativa a produção dos hormônios adrenalina e cortisol, nos mantendo em um constante estado de alerta.
Consequentemente, nos tornamos mais reativos às situações, tendo a sensação de que estamos carregando um fardo maior do que deveríamos carregar.
Quais são as principais causas do estresse?
O estresse pode ser desencadeado por diversos fatores. Os mais comuns incluem situações traumáticas, acidentes, luto, desemprego, conflitos sociais, familiares e até mesmo no ambiente de trabalho.
Em determinados casos, o estresse também pode ser provocado por influência de alguma doença ou dificuldade no dia a dia. Pacientes diagnosticados com doenças crônicas ou que apresentam complicações médicas recorrentes estão predispostos a desenvolver crises de estresse com maior frequência.
Quais são os principais sintomas do estresse?
Tanto a longo quanto a curto prazo, o estresse pode provocar sintomas físicos e psicológicos com intensidades que variam de pessoa para pessoa. Veja abaixo os principais:
Sintomas Físicos
- Queda de cabelo
- Dor de cabeça
- Tensão muscular
- Alergias
- Problemas de pele
- Alterações gastrointestinais
- Taquicardia
Sintomas Psicológicos
- Ansiedade em excesso
- Angústia em excesso
- Preocupação em excesso
- Irritabilidade
- Tontura
- Falta de concentração
- Insônia
- Falta de libido
Em que momento é preciso procurar ajuda para controlar o estresse?
O estresse pode surgir em nossas vidas de diversas maneiras. Por conta de um trânsito caótico ou de uma tarefa mal executada, por exemplo. De forma geral, estamos propensos a ficar estressados diariamente, já que somos estimulados a isso.
Entretanto, sentir o estresse como parte da sua rotina é perigoso para a sanidade mental e pode afetar a sua qualidade de vida. É preciso ficar de olho nos sintomas que o estresse pode desencadear e o mais importante: procurar ajuda médica assim que notar a necessidade.
Como controlar o estresse?
Nem sempre é possível prevenir situações estressantes, mas toda pessoa costuma ter sua própria maneira de lidar com o estresse. Uma sugestão é, ao sentir-se angustiado, preocupado ou ansioso em excesso, procure relaxar e fazer alguma atividade que você gosta.
Chás calmantes, como o de camomila e valeriana, também podem ajudar a controlar o estresse, bem como o uso de calmantes naturais, a prática de exercícios físicos e boa alimentação.
Em determinados casos, é preciso ajuda profissional para que o paciente mantenha-se bem.
A terapia com psicóloga(o) pode ajudar no processo de se autoconhecer e desenvolver ferramentas para lidar com situações estressantes, ajudando na recuperação da qualidade de vida.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, agende uma consulta presencial ou online com um dos nossos profissionais. estresse
Olá bom dia
Gostaria de saber qual o valor da consulta com o psiquiatra e psicológa.
Minha irmã mora na zona Leste no Carrão e precisa com urgência, ela estava tratando ansiedade e síndrome do pânico, mas o convênio dela, só marca pra locais distantes, pódem ajudar?
Olá Paula! Os valores de consultas, exames e procedimentos podem ser conferidos através do nosso site no http://www.drconsulta.com ou pela nossa central de atendimento no (11) 4090-1510, opção 1.