Esse pode ser o motivo da causa do mau hálito! Confira!

Os cáseos — também chamados de tonsilolitos — são “massinhas” branco-amareladas que ficam retidas na superfície das amígdalas.
A superfície das amígdalas não é lisa, e sim possui alguns “buracos” chamados de criptas. Cada amígdala tem em torno de 30 a 40 criptas. Isso acontece para aumentar a superfície deste órgão. Em alguns casos, as criptas podem ser bem alargadas formando verdadeiras fendas, geralmente na parte de cima das amígdalas. Isso depende da anatomia de cada pessoa.
Normalmente se fala que os cáseos são restos de alimentos. Podem ser também resultado de descamação natural das células da mucosa oral e do interior das criptas, que se somam com as bactérias que possuímos no interior da boca. Estas bactérias se alimentam destes restos alimentares e provocam o mau hálito. Isso pode sofrer calcificação o que gera aspecto de uma “pedrinha”.
Existem algumas situações que aumentam a descamação na boca:
- respiração pela bocal,
- vários medicamentos que provoquem boca seca — por exemplo diuréticos usados para tratamento de hipertensão, alguns antidepressivos;
- beber pouca água;
- refluxo gastro esofágico — mesmo que a pessoa não sinta queimação, neste caso chamado refluxo laringo-faríngeo.
Esta última condição, o refluxo faringo-laríngeo, gera mais pigarro ou sensação de bola na garganta; sua influência na formação do cáseo ainda é controversa.
O tratamento inicial visa estas situações, como melhorar a respiração nasal, rever medicamentos que diminuam a quantidade de saliva produzida, e aumentar a ingesta de líquidos.
A cirurgia para retirada das amígdalas está indicada para os casos de insucesso do tratamento clínico.
Agenda uma consulta com um de nossos otorrinolaringologistas e cuida da sua saúde!
[more title=”Agende uma consulta com um otorrinolaringologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/otorrinolaringologista”%5D