Entenda como funciona o exame de mamografia na prática

O exame de mamografia serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. Ele é fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente.
Neste post, vamos desvendar vários mitos sobre a mamografia, e explicar como ela funciona na prática. Continue a leitura para saber mais:
Quando realizar o exame de mamografia?
A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem fazer o exame de mamografia anualmente. Se houver caso de câncer de mama na família, é preciso iniciá-lo um pouco antes.
Em casos indicados é interessante fazer o exame cerca de dez anos antes da idade em que a doença foi diagnosticada nas outras mulheres da família, parentes de primeiro grau ou cancer de mama em homens.
Caso a paciente perceba algum caroço nas mamas, o exame também pode ser indicado independente da idade, pois se há risco de malignidade a mamografia é nosso exame de screening.
Quais são os tipos de exame?
Há, basicamente, dois tipos de exame: o convencional e o digital.
convencional: o exame é realizado com um filme processado depois que a mama é exposta ao raio-X;
digital: a mamografia digital transforma o raio-X em um sinal elétrico e transmite esse sinal para um computador.
Ambos são exames confiáveis. A única diferença é que a mamografia convencional precisa de maior cuidado no armazenamento do filme, para não perder as imagens. Caso o filme entre em contato com o calor ou com a umidade, por exemplo, é necessário realizar um segundo exame.
No caso do exame digital, os riscos são menores. Além disso, o radiologista pode ajustar a imagem de uma maneira que facilita a investigação pelo médico. Isso também reduz as chances de repetição do exame. As imagens geralmente são mais nítidas.
O equipamento utilizado no exame é o mamógrafo, uma variação dos aparelhos comuns de raio-X, adaptado para as mamas.
Posso sentir alguma dor durante o exame?
A mamografia não é um exame muito confortável, pois a mama é comprimida no mamógrafo, para que possa ser feita a leitura correta do tecido mamario.
O que acontece é que muitas mulheres sentem uma sensibilidade maior durante o exame. Por isso, recomenda-se evitar a mamografia durante o período menstrual, quando a região pode ficar mais sensível — e o exame ser mais dolorido.
Outro segredo é tentar relaxar a musculatura para facilitar o bom posicionamento.
Qual é o profissional responsável pelo exame de mamografia?
Os profissionais que podem assinar o laudo são o radiologista e o mastologista.
Como é o contato com o corpo durante o exame?
A mamografia é um exame muito simples, e o contato com o corpo acontece primeiro com o tecnólogo, e depois com a máquina, o mamógrafo. Primeiro, o tecnólogo posiciona a mama no aparelho. A mama é comprimida lentamente e é feita a radiografia. Em seguida, a mama é descomprimida e o tecnólogo repete o processo com a outra mama.
O exame de mamografia é rápido e fácil de ser feito. Apesar de causar um pouco de incômodo, é fundamental para a prevenção do câncer de mama.
Importante lembrar que alguns tipos de câncer de mama só são diagnosticados com mamografia, sendo assim o exame de ultrassonografia é um exame que complementa a mamografia e não o substitui.
Agora que você já sabe como funciona na prática, agende sua mamografia.
Justo o que eu procurava sobre mamografia digital. Muito obrigada