Entenda a diferença entre os 7 tipos de dermatite

Quem está por dentro do universo infantil, com certeza já ouviu o termo “dermatite” sendo usado para explicar manchas avermelhadas na pele dos bebês — que surgem acompanhadas de coceira.
O que muitas pessoas não sabem é que existem vários tipos de dermatite e o problema pode acometer pessoas de todas as idades.
Apesar de não se tratar de uma doença grave, o desconforto pode ser grande — os sintomas variam de intensidade de acordo com as causas e a sensibilidade de cada pessoa.
Para saber mais sobre o assunto e conhecer os principais tipos de dermatite, continue a leitura!
O que é dermatite?
A dermatite é uma doença de pele causada por reações alérgicas ou inflamatórias, e seus sintomas vão desde vermelhidão local e coceira até a formação de pequenas bolhas e descamação em várias áreas do corpo.
A dermatite pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais (como frio intenso) e até emocionais (estresse e ansiedade). Cada um dos tipos de dermatite exige um tratamento diferente, mas existem alguns cuidados comuns para diminuir o desconforto dos sintomas, tais como:
evitar o uso de água quente nos banhos e para lavar as mãos e o rosto;
secar a pele com uma toalha macia;
fazer a limpeza com movimentos suaves, sem esfregar;
diminuir o uso de sabonete nas áreas afetadas;
não usar soluções caseiras ou medicamentos sem prescrição médica.
Quais são os tipos de dermatite?
O diagnóstico de cada tipo de dermatite é feito por meio da identificação dos sintomas e da investigação das causas envolvidas. As principais variedades da doença são:
1. Dermatite atópica
A dermatite mais comum é a do tipo atópica, também conhecida como eczema. Considerada uma doença crônica, seus sintomas mais frequentes são:
aparecimento de lesões vermelhas;
coceira intensa;
alterações na cor da pele;
descamação e espessamento da pele.
A dermatite atópica costuma se manifestar principalmente nas dobras da pele (joelhos e cotovelos), no rosto e no couro cabeludo.
2. Dermatite de contato
Também chamada de dermatite alérgica, surge após a exposição a um agente causador de irritação ou alergia, causando manchas vermelhas na pele, coceira e descamação.
Normalmente, o problema é resolvido controlando-se a exposição à causa da alergia: sabonetes, cosméticos, joias e perfumes são os alérgenos mais comuns.
3. Dermatite esfoliativa
É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.
Se não tratada, a dermatite esfoliativa pode causar complicações, como infecção generalizada e parada cardíaca.
4. Dermatite herpetiforme
Alguns tipos de dermatite estão relacionados à intolerância alimentar.
A dermatite herpetiforme, por exemplo, é causada pela sensibilidade do organismo ao glúten. Provoca o escurecimento da pele, coceira intensa e aparecimento de bolhas e feridas no couro cabeludo, nas costas e nos cotovelos e joelhos.
5. Dermatite ocre
A dermatite ocre muitas vezes está associada às varizes, provocando mudanças de coloração nas pernas e nos tornozelos, locais do corpo que, muitas vezes, adquirem uma tonalidade roxa ou marrom.
6. Dermatite perioral
Mais comum em mulheres jovens e em crianças, a dermatite perioral se caracteriza por manchas ao redor da boca e do nariz e ressecamento da pele. O aparecimento dessa doença pode estar associado ao uso indiscriminado de alguns medicamentos ou cosméticos e maquiagem.
7. Dermatite seborreica
A popular caspa também pode ser considerada um tipo de dermatite — mais frequentes na população adulta. Os sintomas incluem vermelhidão da pele e descamação do couro cabeludo.
Ao contrário do que se imagina, a dermatite seborreica não se limita à pele do couro cabeludo, podendo se manifestar em outros locais do corpo.
Quais são os tratamentos para a dermatite?
Normalmente, o controle da exposição ao agente causador da irritação ou alergia é suficiente para minimizar os sintomas de todos os tipos de dermatite.
Porém, é indispensável buscar auxílio médico para diagnosticar a doença e descobrir quais são os produtos e medicamentos mais indicados para cada caso.
Se você já apresentou algum desses sintomas, procure um dermatologista e comece o tratamento adequado para evitar maiores complicações.
[more title=”Agende uma consulta com um dermatologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/dermatologista”%5D
Estou com umas mancha branca na minha boca