Entenda a diferença entre colonoscopia e colposcopia

Apesar de terem os nomes parecidos, os exames de colonoscopia e colposcopia são bem diferentes. Veja abaixo:
Colonoscopia: o que é e qual a sua função?
A colonoscopia é um exame de imagem indolor. Sua função é analisar complicações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado.
Pode detectar infecções, tumores e pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa). Além disso, pode ser realizado por pacientes com suspeitas de colite, úlceras, câncer colorretal, síndrome de Crohn, retite e síndrome do intestino irritável.
O exame pode ser feito por especialistas como o clínico geral, gastroenterologistas, proctologistas e oncologistas. Nós, do dr.consulta, realizamos a colonoscopia de maneira segura, acessível e com médicos qualificados para você ficar despreocupado.
Na maioria dos casos, o paciente é liberado de prontidão após o término do exame. Entre os efeitos colaterais estão as gases e o desconforto abdominal.
Saiba como funciona o exame de colonoscopia.
Colposcopia: o que é e qual a sua função?
A colposcopia é um exame muito importante para a saúde íntima da mulher. Ele avalia e diagnostica complicações no trato genital inferior: a vulva, a vagina e o colo do útero.
Apesar de ser importante para a saúde de todas as mulheres, o exame é obrigatório para as que apresentam lesões causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano). A colposcopia é conhecida por ser mais profunda e detalhista do que outros exames de rotina, como o Papanicolau.
No dr.consulta, você pode realizar a sua colposcopia de forma simples, rápida e com excelentes médicos.
Após o término do exame, pode ocorrer algum sangramento vaginal por um ou dois dias.
Para saber mais sobre a colposcopia, leia nosso conteúdo completo sobre o exame.