Quais são os efeitos do exercício físico?

A maioria das pessoas conhece os efeitos do exercício físico. Mas isso não quer dizer que seja fácil levantar do sofá e movimentar o corpo, né?
Muitas pessoas não conhecem os efeitos do exercício físico, a frustração de ter tentado uma rotina de exercícios e não ter conseguido manter pode te derrubar, mas, será que você não está se cobrando muito?
Será que você encontrou o exercício que, mesmo difícil, te traz o mínimo de prazer ao realizar? E a frequência, será que não era mais do que você conseguiria naquele momento?
Às vezes atropelamos nossos limites e criamos metas irreais, nos frustramos e começamos a entender que aquilo é algo difícil demais ou até impossível, mas às vezes, a solução é dar um passo atrás.
Precisamos entender o que é importante para nosso corpo e mente. Continue lendo o artigo para entender como podemos fazer isso e desfrutar dos efeitos do exercício físico.
Você sabe quais são os efeitos do exercício físico no corpo humano?
Os efeitos do exercício físico são bem conhecidos:
- melhora o sono;
- mais disposição;
- bom humor;
- boa forma;
- aumento da longevidade;
- prevenção de doenças.
Mas, por que manter o corpo em movimento causa esses efeitos?
A prática de exercício, principalmente durante o dia, aumenta a produção de serotonina – neurotransmissor responsável pela regulagem do ritmo cardíaco, sono, apetite, humor, memória e da temperatura do corpo – causando efeito antiestresse.
A serotonina é popularmente conhecida como hormônio da felicidade, justamente porque quando estimulada e produzida, ajuda a regular funções vitais do nosso corpo como um todo e não somente em alguns aspectos.
Mas se ao praticarmos exercício estamos exigindo mais esforço do corpo, como é possível que isso traga mais disposição?
O efeito causado pelo hormônio da felicidade faz com que organismo fique mais disposto para atividades do dia a dia, o cérebro menos tenso e mais relaxado e os sentimentos mais equilibrados, dessa forma, é possível que o impacto de sentimentos negativos seja menor.
A serotonina ainda está relacionada com o estímulo à produção de outro importante neurotransmissor: a melatonina, hormônio que ajuda o corpo a ter uma noite de sono reparador e mais profundo, o que resulta em melhora da saúde física e psicológica.
Exercício físico e a depressão
Um estudo realizado pela Translational Psychiatry analisou como a prática de exercícios físicos pode ajudar no tratamento contra a depressão. Os testes que validam a pesquisa foram realizados com pessoas depressivas que praticaram meditação e exercícios aeróbicos por oito semanas para entender um pouco mais os efeitos do exercício físico.
A conclusão, felizmente, foi a prova de que o exercício físico não é apenas um aliado, mas sim um dos principais remédios no tratamento e prevenção de doenças relacionadas à depressão.
O estudo relatou mais um dos efeitos do exercício físico: o aumento do número de células no hipocampo, que são as responsáveis pela memória e pelo humor e, consequentemente, uma melhoria no tratamento da doença.
A prática regular de atividade física faz com que os sentimentos fiquem mais equilibrados, estimula a sensação de bem estar, conforto, alegria e o entusiasmo diante da vida.
Por isso, fica a dica: se você não quer ter depressão, uma boa indicação é: mova-se!
O exercício físico pode se tornar muito mais prazeroso quando deixamos de entendê-lo como uma obrigação imposta pela nossa saúde e começamos a entender de uma forma que faça sentido dentro do nosso contexto pessoal e é aí que começamos a sentir, verdadeiramente, os efeitos do exercício físico na nossa rotina.
Confira algumas ações que podem te ajudar na hora da atividade física.
Relaxe enquanto faz exercício físico
Como já vimos, um dos benefícios diretos da atividade física é o estímulo à produção de substâncias – como a serotonina e melatonina – que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhora do humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade.
Já o ganho de condicionamento e a performance física contribuem para a melhora da autoimagem. Mas não se cobre por isso no começo, essa cobrança pode resultar em uma síndrome do atleta.
Encontre uma atividade física que te dê prazer
Pense sobre como é a sua relação com o exercício físico: como e quando você gostaria e poderia treinar para começar a colocar o corpo em movimento?
Parece um pouco clichê, mas funciona! Para entender os efeitos do exercício físico é importante que você use a criatividade para encontrar algo que faça sentido ao seu estilo de vida.
Fazendo isso, você também está estimulando a produção do hormônio da felicidade.
O importante é pensar: o que me dá prazer? Você consegue mesclar isso com algo que coloque seu corpo em movimento, nem que seja 30 minutinhos por dia?
Não se cobre tanto na hora do exercício físico
Após encontrar algo que faça sentido para você, a sensação de evolução e prazer estarão mais presentes e isso, com certeza, comprovarão os efeitos do exercício físico.
Com o tempo você pode alternar entre o que mais gosta com as séries de repetição e exercícios leves ou moderados de força – que agora podem te ajudar a fortalecer os músculos e não só colocar o corpo em movimento.
Mas não se cobre, viu? Lembre-se que o importante é se sentir bem enquanto coloca o corpo em movimento.
Exercício físico na prática
Após essa avaliação inicial, comece a colocar os planos em prática.
Trace uma rota. Você pode, por exemplo, baixar aplicativos de exercícios que ajudam a montar treinos conforme o seu tempo, condicionamento físico entre outros.
Esteja atento aos benefícios do exercício físico e aos seus próprios feedbacks e sinais. Com o passar do tempo, seu corpo vai se acostumar com aquelas atividades e essa é a hora de fazer novas mudanças. E isso não significa, necessariamente, mudar o exercício para algo mais pesado que não faça sentido para você.
Qualquer dia é dia de começar uma atividade física
Na verdade, agora, você pode criar desafios maiores dentro do que já está fazendo como: mais tempo, mais peso, mais distância, e enfim, desfrutar dos efeitos do exercício físico nos seus dias.
Inclusive hoje, no Dia Mundial da Atividade Física!
Compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa de um empurrãozinho para colocar o corpo em movimento ou para alguém que vai dar esse novo passo com você.