Dores no peito: conheça possíveis motivos e que médico procurar!

As dores no peito são um dos principais sintomas que denunciam um ataque cardíaco. Mas elas também são indícios de uma série de outras doenças a ser investigadas.
As características da dor — como tipo, lado e duração — dizem muito sobre o problema. No post de hoje, vamos aprender a quais doenças esses sinais estão relacionados e como lidar com eles. Fique atento!
Infarto
Apesar de ser a causa mais associada às dores torácicas, é a menos comum. O infarto é mais prevalente em homens hipertensos, com colesterol alto e idade superior a 45 anos ou fumantes.
A dor causada pelo infarto é sentida do lado esquerdo do peito. Normalmente, é descrita como uma pressão, queimação ou peso no tórax que dura mais de 20 minutos e geralmente pode irradiar para o braço (principalmente o esquerdo).
Ao identificar esse sintoma, a recomendação é a busca por um serviço de urgência o quanto antes, pois a rapidez do início do tratamento será fundamental para o prognóstico.
Ataque de pânico
Ansiedade e excesso de estresse causam uma maior contração da musculatura, acompanhada de um aumento dos batimentos cardíacos. Essas duas reações do organismo têm como consequência o incômodo no peito.
A dor também pode se manifestar em momentos em que a pessoa não está percebendo o estresse, mas o corpo ainda sofre seus efeitos.
Nesses casos, são comuns também sintomas como excesso de transpiração, dificuldade para respirar, náuseas e intestino solto. A recomendação é acalmar o paciente para que os sintomas desapareçam — e tratar a causa do problema.
Espasmo no esôfago
Dores bem no centro do peito podem ser um sintoma causado pelos espasmos no esôfago em quem sofre de refluxo gastroesofágico. Se a pessoa não faz a dieta recomendada, o ácido estomacal consegue chegar até as paredes do esôfago, provocando uma inflamação.
A dor vem acompanhada de uma sensação de queimação e aperto na garganta. Um antiácido costuma ajudar a eliminar os sintomas durante a crise, mas é recomendável fazer o acompanhamento médico. E no dia a dia, o melhor é adotar uma dieta leve, evitando gorduras e especiarias em excesso.
Gases
O excesso de gases é uma das causas mais comuns de dores torácicas. É também a causa menos grave relacionada a elas — e mais frequente em pessoas que sofrem de prisão de ventre. Os gases acumulados no intestino podem deslocar alguns órgãos abdominais, gerando uma dor que irradia para o peito.
Esse incômodo normalmente se apresenta como uma pontada aguda e intermitente. Ela aparece, ou piora, quando a pessoa dobra o corpo para pegar alguma coisa no chão, por exemplo. Massagear a barriga, ou deitar-se em posição fetal ajuda a dissolver os gases e aliviar o incômodo.
Problemas na vesícula
O consumo exagerado de alimentos gordurosos e o excesso de colesterol no sangue podem causar os cálculos (ou pedras) na vesícula. Com o corpo estranho, o órgão fica inflamado, podendo causar uma dor do lado direito do peito (lado em que está localizada a vesícula).
Esse incômodo piora depois das refeições — principalmente após a ingestão de alimentos gordurosos, embutidos e condimentados. A dor pode vir acompanhada de náuseas e sensação de estufamento. Nesse caso, manter uma alimentação leve e beber bastante água são duas das principais recomendações.
Seja qual for a causa, se você está sentindo dores no peito, isso é um sinal muito claro de que alguma coisa não vai bem.
Portanto, não espere mais e marque logo uma consulta com um clínico geral! Esse especialista é o mais indicado para avaliar a causa das dores e, se necessário, encaminhá-lo para outra especialidade.
[more title=”Agende uma consulta com um cardiologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”%5D
De uns dias pra cá tenho sentido um desconforto pra respirar e umas dores na região do peito com o tórax. Oque pode ser?
Boa Tarde! David, tudo bem? Orientamos você procurar um atendimento médico, para que possa ser avaliado e identificado qual o quadro apresentado. O médico avaliando, irá identificar a necessidade de solicitação de exames e até mesmo de medicação caso seja necessário.
bom dia
há dois messes atras tive um infarto e fiz um cateterismo
tomo medicamento em uso continuo segunda feira sentir contrações o dia todo
no peito fiquei com come de volta a ser hospitalizada no dia seguinte estava bem
mais estou preocupada ,
Boa Tarde! Maria, tudo bem? Qualquer sinal de alerta, procure um atendimento médico imediatamente.
Excelente conteúdo sobre esse assunto, como vocês sempre vem trazendo! Recentemente escrevi sobre angina de peito, caso queira saber um pouco mais sobre essas dores no peito: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/angina-de-peito-saiba-como-tratar-essa-doenca
Sinto dores no peito com frequências. Já fui várias vezes no médico e é sempre a mesma rotina logo depois que passa o período de medicação.
O que devo fazer??
Bom dia! Clebison, como vai? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Bom dia,
A Duas semanas estou sentindo uma pressão no peito que vem com uma leve dor na região das costas também e dificultando a respiração,você tem uma dica doque pode ser?
Olá! Para ter um diagnóstico e orientações é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Tenho 49 anos. Algumas vezes qdo estou deitando percebo dores leves no peito lado esquerdo, Somente anoite ao dormir e não são diariamente.
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Boa tarde Doutor, fiz um cateterismo a alguns anos, mais a alguns dias venho sentindo dores no peito assim que levanto da cama, e já tive refluxo, o que pode ser? Obrigado
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e/ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Boa tarde.. Tenho 40 anos e já tem um tempinho q estou com umas dores no peito, já fiz eletrocardiograma e exame de sangue, não acusou nada de mais.. Só q estou com muitas dívidas e estressado pra caramba, será q pode ser por isso…
Olá, boa tarde! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Boa noite
Eu tô tenho portada no peito
Tenho 35 anos
Olá Daniel!
É bom realizar um acompanhamento para investigar ás caudas
Boa noite
Eu tô tenho portada no peito
Tenho 35 anos