O que são doenças cardiovasculares?

Você sabia que as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil, hoje?
A maioria das pessoas acredita que o câncer, AIDS e, nestes últimos dois anos, a covid, sejam as principais causas de mortalidade no país e no mundo. Infelizmente, essa crença errada acaba levando muita gente a ignorar os cuidados indispensáveis para evitar sofrer de uma doença cardiovascular.
Com o objetivo de conscientizar a sociedade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou o Cardiômetro, que mostra as mortes por doenças cardiovasculares no Brasil em tempo real.
O Cardiômetro aponta que são mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
Além disso, pesquisas realizadas pela SBC afirmam que as doenças do sistema cardiovascular causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.
O que são doenças cardiovasculares?
As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças que afetam os vasos que transportam o sangue pelo organismo, isto é, as veias e artérias, e que também podem afetar o coração..
E por que isso pode acontecer? Precisamos lembrar que o coração funciona como uma bomba que envia o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Se ao longo da vida os maus hábitos forem mais frequentes que os bons, podem acabar resultando em acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos.
Isso pode causar uma barreira onde o sangue não consegue atravessar e fazer o seu percurso completo, impedindo que o sangue flua para o coração ou cérebro.
É nessa situação que acontecem, por exemplo, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Quais são as doenças do sistema cardiovascular?
Como podem afetar todos os vasos sanguíneos e o coração, a lista de doenças cardiovasculares pode ser extensa. Veja:
Hipertensão
A hipertensão arterial acontece quando o coração e os vasos sanguíneos estão sobrecarregados. Essa doença pode pode evoluir para a cardiomegalia — quando o coração aumenta de tamanho. Outra consequência pode ser a insuficiência cardíaca, quando ocorre a perda da função do coração.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão não controlada pode reduzir em mais de uma década a expectativa de vida.
Quais são os sintomas da hipertensão?
- dor de cabeça;
- visão borrada;
- falta de ar;
- zumbido no ouvido;
- dores no peito;
- tontura.
É normal que algumas pessoas tenham a pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6. Mas, valores iguais ou superiores a 14/9 são considerados hipertensão.
Doença Isquêmica do Coração
A doença Isquêmica do Coração também é conhecida como DAC – doença arterial coronariana – e ocorre como resultado da obstrução das artérias coronárias, que nutrem o coração, geralmente, por pequenas placas de gordura que se acumulam, causando o que chamamos de processo de aterosclerose.
O infarto do miocárdio, uma das principais causas de morte no país, é resultado da evolução dessa doença cardiovascular.
Estudos apontam que, o risco de um adulto desenvolver a Doença Isquêmica do Coração durante a vida, é de 49% para homens, enquanto para as mulheres o risco é de 32%.
Quais são os sintomas de uma DAC?
Os sintomas não são claros e definitivos, mas algumas sensações podem ajudar na suspeita:
- Dor em aperto;
- Peso no corpo;
- Sensação de queimação;
- Dor na região subesternal (“boca do estômago”)
Acidente Vascular Cerebral
Popularmente conhecido como ‘’derrame’’, essa doença cardiovascular é uma das mais graves relacionadas ao coração. É decorrente da falta de sangue em determinada área do cérebro, pela obstrução de uma artéria.
É importante lembrar que existem dois tipos: AVC isquêmico e AVC hemorrágico.
O AVC isquêmico é o tipo mais comum e ocorre como consequência de uma obstrução ou redução brusca do fluxo de sangue em uma artéria cerebral que acarreta em um déficit de circulação no local.
O AVC hemorrágico é causado pela ruptura espontânea, com ocorrência de hemorragia intracerebral, ou seja, dentro do cérebro.
Quais são os sintomas do AVC?
- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um só lado do corpo;
- Confusão, alteração da fala ou compreensão;
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Essa doença cardiovascular é popularmente conhecida como ataque cardíaco e ocorre quando acontece a interrupção da passagem de sangue para o coração, e infelizmente, na maioria das vezes a causa é o acúmulo de gordura nas artérias do coração.
Essa é uma das doenças cardiovasculares que mais custam ao sistema de saúde no Brasil, cerca de mais de 22 bilhões por ano, seguido de outras doenças do grupo como hipertensão, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.
Como prevenir doenças cardiovasculares?
Eliminar os fatores de risco é a melhor forma de prevenir doenças cardiovasculares.
São fatores de risco:
- o alcoolismo;
- colesterol elevado;
- diabetes;
- estresse;
- hipertensão;
- sedentarismo e obesidade;
- tabagismo.
Portanto, algumas atitudes que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças, são:
- Manter uma alimentação rica em fibras para ajudar a reduzir o colesterol;
- Em caso de diabetes, a prática da dieta, de exercícios, o controle do peso e use os medicamentos indicados podem ajudar na prevenção;
- Evite usar remédios e suplementos sem orientação médica;
- Além de ser um facilitador para doença cardiovascular, o tabagismo é a maior causa evitável de doenças e mortes precoces;
- Evitar episódios de estresse pode ajudar na prevenção contra essas doenças;
- Evite o excesso de sal
- Fazer pelo menos 150 minutos de exercícios por semana pode ser outro importante fator de prevenção.
Além de ser a principal causa de mortes no Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, cerca de 17 milhões de pessoas morrem todo ano. E como está o seu amigo do peito?
Agende agora mesmo a sua consulta com um de nossos cardiologistas através do aplicativo, site, whatsapp ou telefone.