Dia do Orgulho: a trajetória do Dr. Fabio Moraes de Oliveira
Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, convidamos o clínico geral Dr. Fabio Moraes de Oliveira (CRM-SP 110937)...

Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, convidamos o clínico geral Dr. Fabio Moraes de Oliveira (CRM-SP 110937) para uma entrevista aqui no blog.
1. Como foi a sua descoberta como um homem homossexual? Em que fase da sua vida isso aconteceu?
Dr. Fabio: “Na verdade eu entrei na faculdade muito cedo (com 16 anos) e meus colegas eram todos mais velhos que eu e mais experientes. Eu acho que tive que “acelerar” minha maturidade para acompanhar meus pares. Mas não foi fácil, pois eu nasci em Belém do Pará e lá (ainda agora) existe muito preconceito.”
2. Você teve dificuldade em se aceitar como é? Como foi a resposta da sua família e a dos seus amigos?
Dr. Fabio: “Não tive dificuldade em me aceitar, mesmo porque tive muitos amigos que me ajudaram a me entender. Meus amigos são meus irmãos e, hoje em dia, não escondo absolutamente nada de ninguém. Agora, com minha família foi um pouco mais complicado: como eu disse, existiu e ainda existe muito preconceito na cidade onde eu nasci e meus pais tinham uma mentalidade um pouco retrógrada quanto a essas pautas LGBTQIA+ (a sigla nem existia na época deles logicamente), no entanto, com o tempo eles foram me aceitando cada vez mais.”
3. Como é viver em um país onde a homofobia e a discriminação ainda se fazem presentes em nossas vidas?
Dr. Fabio: “Cada passo que nossa comunidade dá para uma maior aceitação foi celebrado e ainda é, mas viver em um país onde o cargo político mais importante da nação é ocupado por alguém claramente contra toda sigla LGBTQIA+ é muito difícil. Eu sinto (em menor escala ainda) voltando ao medo de segurar a mão do meu marido em público (lembram do caso das agressões na Paulista?), no entanto, é meu dever lutar contra esse medo e impor respeito pelo que sou.”
4. Você teve dificuldades na sua carreira devido a sua orientação sexual? Se sim, quais?
Dr. Fabio: “Eu sou formado há 18 anos e, no começo da minha carreira, eu sentia MUITO mais o peso do preconceito. Lembro que em uma entrevista de emprego, o médico chefe entrevistador me perguntou se eu era gay e eu prontamente disse que sim; ele me disse então que o público da clínica era muito conservador e que eu não deveria “mostrar trejeitos” e se perguntassem sobre minha aliança (a aliança que uso nem é de compromisso, é simplesmente porque tenho uma edição limitada em ouro do anel do Senhor dos Anéis que sou fã rs) era para eu dizer que era casado com mulher… Eu achei um absurdo, me levantei e fui embora sem dizer nada… hoje eu o teria processado. Hoje em dia, eu me sinto MUITO acolhido em todos os lugares onde trabalho (o que é 100% quase no dr.consulta) desde a recepção até a chefia. Sinto que todos me respeitam e me aceitam pelo que sou.”
5. A sua saúde foi afetada de alguma forma em meio à sua descoberta e às dificuldades enfrentadas? Se sim, buscou ajuda profissional?
Dr. Fabio: “A saúde mental foi afetada sim, tanto que fiz muitos anos de terapia. Hoje em dia, sou um homem bem mais realizado e equilibrado emocionalmente (mas lógico, preciso retomar a terapia que parei com a pandemia).”
6. Como a bandeira LGBTQIA + te ajudou até o momento atual da sua vida?
Dr. Fabio: “A bandeira e a sigla acho que são fundamentais para todos nós da comunidade nos conhecermos melhor, nos identificarmos melhor e nos sentirmos mais seguros com nossos pares que passam pelos mesmos problemas que passamos. A empatia que a bandeira desperta em mim também é importante demais para os meus atendimentos como médico, já que atendemos muitas pessoas LGBTQIA+. Inclusive, acho uma iniciativa excelente do dr.consulta em ter o termo de nome social, assim a comunidade se sente bem mais acolhida.”
7. Se você tivesse que mandar um recado para o seu eu do passado, qual seria?
Dr. Fabio: “Eu diria pro Fábio do passado não se preocupar tanto com o que as pessoas pensam dele. Quem te ama de verdade (e por sorte são muitas pessoas) não vai ligar se você é gay ou nortista ou se é nerd, na verdade são essas as suas características que fazem as pessoas amarem você, juntamente com seu carisma e amor.”
#Pride #OrgulhoLGBTQIA+
Eita médico carismático, imagino que seja assim como pessoa, companheiro e que sua opção sexual só o faz mais querido, pq ele é feliz .
Olá, Marjorie! Tudo bem? Isso ai o importante é ser feliz sempre! 🙂
Não recomendo, o Dr Fabio foi extremamente rude comigo, so pq nao era possivel prescrever uma receita específica. Entendo a impossibilidade de prescrever em alguns casos, mais nao entendo a falta de educação e empatia com o paciente.
Bom dia! Renato, como vai? Lamentamos muito que não tenhamos atendido suas expectativas. Esse não é nosso padrão de atendimento e para que possamos entender melhor o que houve, poderia entrar em contato com a gente no 4090-1510 opção 4, por favor?