Depressão pós-parto: por que acontece e quais são os tratamentos?

Apesar de a gravidez ser um momento especial na vida da mulher, ela também traz algumas inseguranças e condições de saúde mental que muitas vezes podem precisar de tratamento. É o caso da depressão pós-parto, um problema que atinge mais de 25% das mulheres no Brasil, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz.
Como se pode observar pelos resultados do estudo, a depressão pós-parto é uma condição relativamente comum, mas que tem tratamento. Basta conseguir detectá-la e buscar ajuda o quanto antes. Por isso, preparamos este post para ajudá-la a entender melhor sobre o problema. Continue a leitura.
O que é depressão pós-parto e como ela é causada?
Primeiramente, é preciso conseguir separar a depressão pós-parto de uma tristeza ou melancolia passageiras, que podem vir de uma insegurança qualquer em relação à criação da criança.
É normal que a mulher se sinta frágil ou triste nas primeiras semanas após dar à luz, já que é um período de importantes mudanças hormonais. Porém, após esse período, é importante ficar atenta ao prolongamento dessas sensações.
A depressão pós-parto é uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais, podendo durar de meses a anos se não tratada e até evoluir para maior gravidade do caso.
Em um âmbito geral, a doença é uma condição, causa falta de energia crônica para realizar até atividades mais simples do dia, como tomar banho, além de dificuldade em cuidar do bebê. Quando esse sentimento se prolonga, é importante procurar um profissional para que o tratamento adequado seja iniciado.
Quais são os sintomas da depressão pós-parto?
Para saber se o que você está sentindo faz parte dos sintomas da depressão pós-parto, é importante ficar atenta aos sintomas mais comuns da doença. Alguns desses indícios são:
- tristeza constante;
- falta de energia para realizar atividades da rotina;
- rejeição ao bebê;
- insegurança;
- sentimento de que não é capaz de criar o filho.
Uma mulher com depressão pós-parto pode ainda sentir irritabilidade excessiva, vontade de chorar a todo o momento, perda do bom humor, preocupação excessiva com a própria saúde e problemas para dormir.
Quais são os tratamentos existentes?
Assim como uma depressão comum, a depressão que vem após o parto precisa ser diagnosticada por um psiquiatra. O psiquiatra e o psicólogo conduzem o tratamento, que muitas vezes envolve medicação e psicoterapia.
Medicação antidepressiva
A maioria dos medicamentos antidepressivos atua quimicamente no cérebro, inibindo a recaptação de seretonina na fenda sinaptia— substância considerada como responsável pela sensação de bem-estar — nas doses certas. Dessa maneira, o paciente administra o remédio por um período determinado pelo médico para diminuir ou extinguir os sinais da depressão.
Depois de determinado tempo de tratamento, o psiquiatra começa a reduzir delicadamente as doses para que o corpo não sinta a mudança abrupta, até que o cérebro esteja reeducado na produção e captação de serotonina sem a ajuda dos medicamentos. É importante ressaltar que somente um psiquiatra pode receitar esses remédios.
Terapia
A terapia pode ser indicada pelo psicólogo ou psiquiatra e é uma grande aliada na cura da depressão. Nas sessões, a paciente conversa com o profissional, expõe seus problemas, trabalhando sempre no seu ritmo, sem que sinta invadida ou pressionada.
A terapia pode ser feita em conjunto com o uso do medicamento ou sozinha, em casos de depressão mais leve.
A depressão pós-parto é um problema sério e que deve ser abordado o quanto antes. Permanecer meses ou anos sofrendo com o estado de saúde mental da pessoa pode agravar a doença e o tratamento pode ser mais longo nesses casos.
Portanto, ao perceber que as sensações de tristeza e falta de energia estão presentes e persistindo por muitas semanas, procure um psicólogo ou psiquiatra para agendar a sua consulta e realizar o tratamento indicado. Assim, você vai poder curtir tranquila todas as boas sensações da maternidade!
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de psiquiatria agora mesmo” link=”https://drconsulta.com.br/agendamento/consultas/psiquiatra”%5D