Dengue: sintomas, tratamentos e tudo que você precisa saber!

A dengue é uma doença que assombra os brasileiros desde a sua primeira aparição documentada, em 1982. No entanto, os relatos da doença no nosso país são ainda mais antigos, com surtos desde o século 18, quando ovos infectados do Aedes Aegypti chegaram a terras brasileiras através de navios negreiros.
Desde então, a luta para erradicar a doença é incansável e precisa ser um trabalho em conjunto de todos, principalmente no verão. Isso porque, a dengue acontece com maior incidência nessa estação, devido à ocorrência de chuvas.
Assim, com uma maior oferta de locais para as fêmeas deixarem os ovos, e o calor acelerando o desenvolvimento dos mosquitos, o verão é a época do ano perfeita para surtos da doença.
Apesar de comum no Brasil, a dengue ainda é uma doença que gera muitas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo. Aproveite e saiba por que a dengue é tão perigosa!
Hoje, vamos falar sobre os sintomas, tratamentos, duração e muitas outras questões relacionadas à dengue. Acompanhe o texto a seguir e entenda tudo sobre a dengue! Boa leitura!
O que é e como surgiu a dengue?
A dengue tem origem na África e, seguindo relatos, chegou ao Brasil no século 18. A hipótese é de que os navios negreiros que ingressaram no país estavam infectados com ovos do Aedes aegypti.
As primeiras epidemias foram registradas em São Paulo, em 1916, e Niterói, em 1923. Porém, a primeira epidemia documentada clinicamente ocorreu apenas em 1982, em Boa Vista no estado de Roraima.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus do gênero Flavivírus.
Esse vírus apresenta quatro sorotipos, ou seja, tipos que apesar de diferentes pertencem a uma mesma espécie, denominados de DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Normalmente, são transmitidos por mosquitos e, no Brasil, a transmissão ocorre através da fêmea do mosquito Aedes aegypti, quando infectada pelo vírus.
E como a doença pode aparecer?
A manifestação da doença pode acontecer de duas formas: clássica e hemorrágica. A forma clássica é a mais leve e, em geral, os adultos saudáveis se recuperam em poucos dias.
Já a dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença. Apesar de ter sintomas parecidos com a forma clássica, merece atenção especial já que suas complicações podem levar à morte.
A melhor forma de se prevenir é eliminando os focos de água acumulada, ambiente ideal para a criação do mosquito transmissor da doença.
Saiba mais sobre como se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti?
Existem outras doenças que posso contrair pela picada do mosquito?
Além da dengue, duas outras doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o que pode causar muitas dúvidas nas pessoas, são elas: Zika e Chikungunya.
O tratamento e, principalmente, os sintomas, são bastante similares entre elas e envolvem febre, dores no corpo e manchas na pele.
No entanto, a dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada às demais e a que possui o maior índice de morte. Para ter certeza do diagnóstico, é essencial procurar ajuda médica.
Quais os sintomas de dengue e como ela é diagnosticada?

Os sintomas da dengue clássica são intensos e duram cerca de 7 a 15 dias. São eles:
- Febre alta: com início súbito e temperatura corporal em torno de 39 a 40ºC. A febre é um indicativo de que o organismo está começando a combater o vírus através da produção de anticorpos.
- Náuseas e vômitos: devido ao intenso mal-estar, o paciente pode ter náuseas e vômitos e bastante falta de apetite.
- Dor de cabeça e nos olhos: a dor de cabeça durante a dengue é bastante forte. Ela costuma afetar principalmente a região dos olhos e piora com o movimento ocular e esforço da visão.
- Manchas vermelhas na pele: as manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas localizam-se principalmente na região do tórax e nos braços.
- Dor nas articulações e ossos: a dor nos ossos e nas articulações costumam afetar todos os pacientes. As regiões das juntas também podem ficar levemente inchadas e avermelhadas.
Os sintomas da dengue clássica também estão presentes na dengue hemorrágica. No entanto, na forma hemorrágica, sintomas mais graves aparecem até 3 dias após os sintomas da dengue clássica. São eles:
- Sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos;
- Urina com sangue;
- Agitação e sonolência;
- Queda na pressão arterial;
- Confusão mental.
O diagnóstico da dengue é laboratorial, ou seja, detecta-se no sangue a presença do vírus ou anticorpos contra ele. Existem, atualmente, dois tipos de exames, o teste rápido de detecção de anticorpos IgG/IgM feito por sorologia e o teste rápido de detecção do antígeno.
Os anticorpos IgM são produzidos cerca de 6 a 10 dias após a infecção, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico de dengue. Já o anticorpo IgG é produzido no fim do curso da dengue e permanece no corpo durante meses, sendo assim, o exame de sangue para IgG pode identificar uma infecção passada.
Por sua vez, o teste rápido de detecção do antígeno pode ser realizado nos 5 primeiros dias de sintomas para detecção rápida da doença.
No entanto, a contagem de plaquetas e a prova do laço são muito comuns no atendimento público e podem ser feitas em casos de suspeita de dengue, enquanto se aguarda o resultado do exame de sangue.
Na prova do laço, observa-se a fragilidade dos capilares e o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.
Mas atenção! Ao notar qualquer um dos sintomas da dengue, não espere. Busque ajuda médica para receber o diagnóstico e atendimento adequado, já que se trata de uma situação grave que pode levar à morte sem o atendimento necessário.
Também aproveite e saiba diferenciar os sintomas da Covid-19, H1N1, H3N2 e Dengue
Mas me conta, quantos dias dura a dengue?

Os sintomas agudos da dengue podem durar de 5 a 10 dias, dependendo do estado de saúde do paciente que adoeceu e dos cuidados com a hidratação e repouso ao longo do tratamento.
No entanto, apesar da grande maioria dos sintomas sumirem em até 10 dias, a sensação de fraqueza, tontura e dores no corpo podem permanecer por mais tempo, até que o organismo se restabeleça completamente.
Os sinais de melhora da dengue são diminuição da febre e alívio da dor no corpo e surgem, normalmente, até 8 dias após o início dos sintomas.
Mas fique atento pois a piora da doença como agitação ou desânimo, palidez, pressão baixa, palpitação cardíaca, mãos e pés frios, excesso de suor, alteração da consciência e sangramentos no nariz ou na gengiva podem aparecer em qualquer pessoa ao longo da infecção.
No caso de aparecimento desses sintomas, não pense duas vezes e busque ajuda médica o mais rápido possível.
E qual o tratamento da dengue?
Infelizmente, não existe um tratamento específico para a dengue.
Assim, para diagnóstico de dengue clássica, o tratamento consiste no alívio dos sintomas, através do uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona.
Dessa forma, é de extrema importância que o paciente não se automedique, já que muitos medicamentos podem trazer uma piora do quadro geral.
Durante o tratamento, é muito importante beber bastante água e manter a hidratação com o consumo de soros vendidos em farmácias ou caseiro.
Após 72h do diagnóstico, é recomendado retornar ao médico para acompanhamento, a fim de prevenir complicações ou a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica.
Agora, quando o diagnóstico de dengue é hemorrágico, o tratamento deve ser feito no hospital, com uso de soro na veia e medicamentos para interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas.
Em casos de hemorragia grave, pode ser necessária a realização de transfusão de sangue para repor as plaquetas.
Quando o paciente é internado, o tratamento da dengue hemorrágica também contempla exames de sangue a cada 15 minutos para acompanhar a recuperação e o estado de saúde.
E, então, quando há sinais de melhora, os exames de sangue passam a ser feitos em intervalos maiores, a cada 2 horas. Portanto, a alta hospitalar só acontece 48 horas após o desaparecimento da febre e com o índice das plaquetas normalizado.
Tô com dengue, e agora?
Não pense duas vezes antes de buscar ajuda médica ao sentir qualquer um dos sintomas da dengue.
Isso porque a rapidez com a qual o diagnóstico e o acompanhamento são feitos é um importante fator para evitar complicações da doença. Seguir as instruções do médico após detectada a doença também é fundamental, priorizando sempre a hidratação e o repouso.
Veja a seguir algumas dicas de como lidar com os sintomas em casa:
Aposte nos chás
Uma das maneiras de se manter hidratado e ainda diminuir os sintomas e fortalecer a imunidade é através do consumo de chás.
Assim, chá de camomila, erva-de-são-joão ou raiz forte, por exemplo, são excelentes opções. Mas fique atento! O tratamento natural, como o consumo de chás, não substituem as orientações médicas.
Soro caseiro
O soro caseiro é uma bebida muito hidratante, feita com água, sal e açúcar. Ele é indicado para combater a desidratação em pacientes com dengue, e pode ser consumido por adultos, crianças e bebês. Para preparar 1 litro de soro caseiro, você vai precisar de:
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (20 g)
- 1 colher de café de sal (3,5 g)
Misture bem os ingredientes e beba de 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles ao longo do dia.
Existe vacina?
A vacina da dengue existe e está disponível apenas na rede privada de saúde. Ela protege contra os quatro tipos de vírus da dengue e sua aplicação é feita em três doses, de forma subcutânea.
No entanto, atualmente, ela só é aplicada em pessoas que já tiveram dengue, pois ela previne que, caso a pessoa tenha uma segunda vez, ela seja hemorrágica
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização, podem tomar a vacina crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos, desde que não sejam pessoas imunodeprimidas, com alergia grave a algum dos componentes da vacina, gestantes e mulheres amamentando e pessoas que não tiveram contato com o vírus da dengue.
Em algumas unidades, nós do dr.consulta oferecemos a vacina contra a dengue por um preço acessível. Além disso, também é possível agendar consultas e vacinas presenciais e domiciliares pelo site, app ou telefone: 4090-1510. Cuide da sua saúde e conte com o dr.consulta!
O Dr Consulta atende pacientes com suspeita de dengue, é necessário marcar?
Oi, Maria! Tudo bem? Sim, atendemos! Porém, não realizamos o teste rápido e é necessário agendar consulta.
Conteúdo super relevante e bem escrito! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre tratamento de dengue, caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse assunto: https://blog.vitta.com.br/2020/07/15/tratamento-dengue-existe-uma-cura/