Conheça as 6 principais causas da infecção urinária

A infecção urinária pode acometer três partes do nosso corpo: a uretra, a bexiga e os rins. Quando o problema ocorre na uretra, a infecção recebe o nome de uretrite. Na bexiga e nos rins é chamada de cistite e pielonefrite, respectivamente.
Normalmente, a infecção do trato urinário é causada por uma bactéria que vive pacificamente no nosso intestino. A E. Coli faz parte da microbiota intestinal e só se torna patológica quando sai do seu habitat natural.
Nas mulheres, a chance de uma infecção se instalar na uretra é muito maior do que nos homens. Isso acontece porque a uretra da mulher é curta, ou seja, o caminho que a bactéria percorre até o meio interno é menor.
A uretra feminina mede cerca de 5 cm e é completamente interna, enquanto a masculina pode medir até 20 cm e tem grande parte de sua extensão fora do corpo.
Além disso, o orifício da uretra nas mulheres fica na vagina, que possui grande proximidade com o ânus. A pequena distância facilita a contaminação, principalmente após uma higienização íntima incorreta.
Os sintomas mais comuns são dor e ardor ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro, mau cheiro na urina, sensação de peso na bexiga e urgência para urinar.
Dor lombar e febre são sintomas mais graves e é um indicativo de pielonefrite — visto que os rins são órgãos posteriores.
Saiba quais são as principais causas da infecção urinária e mude seus hábitos!
1. Beber pouca água
Quando bebemos pouca água, pouca urina é formada. A formação da urina depende do trabalho de filtração do sangue pelo rim. Se o rim detecta que há pouco líquido no organismo, a taxa de reabsorção de água é aumentada.
Assim, a urina fica concentrada e o corpo mantém níveis aceitáveis de líquidos. Esse mecanismo é importante para manter a pressão arterial estável.
No entanto, quando o fluxo de urina é pequeno, bactérias possuem o caminho livre por mais tempo e conseguem alcançar órgãos como a bexiga.
Isso acontece porque o fluxo contínuo de urina limpa as paredes da bexiga, dos ureteres e da uretra. O ideal é beber cerca de 2 litros de água durante o dia.
2. Fazer uma limpeza íntima incorreta
Nosso intestino possui uma microbiota formada por diversas bactérias. Nesse local, elas não causam doenças e são importantes para o equilíbrio do corpo.
No entanto, várias bactérias saem na fezes e podem chegar até a uretra quando a higiene íntima é feita de maneira incorreta.
O correto é passar o papel higiênico de frente para trás, evitando, assim, o contato das fezes com a vagina.
3. Não urinar após o sexo
Durante o sexo, o organismo entra em contato com diversas bactérias.
Eliminar a urina após a relação sexual ajuda a eliminar os patógenos que se aglomeraram no trato urinário durante o ato.
4. Segurar a urina na bexiga
Algumas pessoas possuem o mau hábito de segurar o xixi por muito tempo. Seja por falta de tempo no trabalho ou por costume, essa atitude prejudica a saúde do seu sistema urinário.
O acúmulo de urina dentro da bexiga favorece o crescimento de bactérias, uma vez que o trato urinário não é limpo regularmente.
Além disso, conforme a urina chega na bexiga, ela se dilata para acomodar todo o líquido. No momento de urinar, a bexiga não consegue se contrair completamente e pode restar algum líquido em seu interior, o que também causa infecção.
5. Não trocar absorventes com frequência
No período menstrual, o corpo elimina diversos resíduos que podem servir de meio de cultura para bactérias.
Quando a mulher fica muito tempo com um absorvente sujo, esses microrganismos podem se reproduzir ali e ascender para a uretra.
O ideal é trocar o absorvente de 4 em 4 horas — ou sempre que notar a descida de fluxo menstrual.
6. Usar roupa íntima apertada
Roupa íntima grudada no corpo aumenta a temperatura da região, favorecendo a proliferação de bactérias. Além disso, outros micro-organismos podem se beneficiar do aumento de temperatura, como os fungos.
Para prevenir uma das causas de infecção urinária, o ideal é usar roupas íntimas confortáveis e dormir sem calcinha para arejar a região.
Se você sentiu os sintomas acima recentemente ou tem infecções repetidamente, procure ajuda médica e agende uma consulta com um urologista.
Eu gostei bastante do tema e eu creio que vai me ajudar muito a mudar certos habitos Feios que eu tenho.
Olá, Mirza! Poxa muito bom saber que gostou. Esperamos de verdade que possamos ajuda-la.
Oh,,, muito bom ,aprendi muito ,lendo e entendendo os valores do carpo,,,
Bom dia! Robleia, ficamos felizes em saber disso 🙂 Continue acompanhando nossas matérias 🙂
Gostei ,esclareceu minhas dúvidas obrigada
Boa tarde, dr. Consulta!! Quero agradecer á vc por ter me explicado, o que causa a inflacao urinária!! Valeu um grande abraço.
Olá, Antonio! Bom dia, tudo bem? Que isso não precisa nos agradecer não viu, continue nos acompanhando. Um grande abraço!
Bom sia Muito bom! Me esclareceu muitas dúvidas que tinha.como certeza não irei repetir novamente
Foram muito esclarecedoras as suas informações.
Obrigada.
adorei ! irei ao PS hoje mesmo. primeira vez hoje amanheci com todos os sintomas . obrigada
Obrigada pelas dicas, muito boas!
Estou com infecção urinária e esta sangrando muito na hora de fazer xixi, fui ao médico e comecei o tratamento com amoxilina. Nunca tive isso é assustador olhar p vazo e ver a quantidade de sangue q está saindo.
Me ajudou muito, bem esclarecido e fácil de entender. Obrigada
Eu amei as dicas,aprendi coisas que eu nem sabia.espero que agora eu melhore da infecção urinária.
Olá, gostei muito da matéria de vcs, esclareço minhas dúvidas, pois sempre tenho infecção urinária toda vez que tenho relação, obrigada um grande abraço.
Achei as informações extremamente importantes além de ter um vocabulário de fácil compreensão.
Obrigado!
Bom dia Dr.Consulta, valeu pelas informações, após o sexo as vezes n consigo fazer xixi, o ano passado tive 5 vezes infecção, e esse ano tive dia 15 mês passado e agora estou de novo, pq estou tendo infecções frequentes?
Olá, Isabel! Bom dia, tudo bom? O ideal é procurar um médico para que possa ser avaliada e assim poder identificar o motivo das infecções frequentes.
Boa noite gostei das informações sobre infecção urinária e as consequência embora as femininas ser as mais afetadas tenho que tomar precaução tenho este problema e não consigo beber água
Obgda por explicar sobre infeção urinária,acredito que adequeri numa relação sexual,anal e vaginal,vou me cuidar mais,n vivemos apenas de prazeres,obgda vou procurar um médico
Ola, gostaria de saber qual o médico que vocês indicam para infecção urina.
Bom dia! Neuza, como vai? Você pode passar por uma primeira avaliação com clinico geral, e caso haja necessidade ele indicará outra especialidade para você.
Eu estou com infecção urinária tem ums 3dias o médica receitou um antibiótico e outra para dor que a urina sai marrom estou usando os medicamentos tem 3dias ainda não estou melhor