Como tratar a hipertensão arterial?

A hipertensão é um dos problemas crônicos de saúde mais preocupantes do mundo.
Além da alta incidência, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental falarmos sobre tratamento para hipertensão.
A doença afeta de 20% a 40% da população adulta das Américas, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Paho). No Brasil, já são mais de 30 milhões de hipertensos e a estimativa é que esse número aumente em 80% até 2025.
O que é a hipertensão?
Hipertensão, ou pressão alta, é uma doença crônica não transmissível (DCNT). Essa condição é definida pelos níveis elevados e sustentados da pressão sanguínea nas artérias.
Quando o coração bombeia o sangue, ele passa pelas veias e artérias, exercendo uma pressão — como acontece em uma mangueira de jardim quando abrimos a torneira.
A pressão considerada normal é aquela em torno de 12/8 (120/80 mmHg) — se for superior a 14/9 (140/90 mmHg), já é considerada alta. Esse desequilíbrio exige um esforço mais intenso do coração para bombear o sangue para todo o corpo gerando consequências ruins para o organismo.
Quais as causas da hipertensão?
O aparecimento da doença está ligado a fatores como sexo, idade e etnia. Porém, há diversos fatores ambientais que também podem aumentar o risco de pressão alta. Confira os principais:
- sobrepeso e obesidade;
- excesso de sal na alimentação;
- consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- tabagismo;
- estilo de vida sedentário;
- abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares.
É preciso abandonar os maus hábitos e cuidar da saúde, pois a hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças cardíacas. Entre as mais comuns estão o AVC (acidente vascular cerebral), aneurisma arterial, infartos e insuficiência cardíaca.
Como é feito o tratamento para hipertensão?
Pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada por meio de uma série de ações simples no dia a dia.
Para os pacientes com pressão arterial acima de 18/11, é indicado o uso de medicamentos anti-hipertensivos.
A dosagem dos remédios varia de pessoa para pessoa e apenas o cardiologista ou o seu médico podem indicá-los. Além disso, é importante fazer visitas regulares ao médico para conferir a pressão e a dose correta dos medicamentos.
Além da medicação, é fundamental tomar algumas medidas para que o tratamento seja eficaz. Tais atitudes podem e devem ser adotadas por pacientes que têm a pressão arterial alterada, mas ainda não precisam dos fármacos. Confira:
Quais hábitos ajudam no controle da hipertensão?
Alimentação
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol, como frituras ou carnes gordas. Prefira carnes brancas e em pequena quantidade. Além disso, troque os alimentos refinados pelos integrais.
Atividade física
Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco vezes por semana — um total de 150 minutos semanais. Inclua exercícios físicos em sua rotina: caminhe mais, utilize as escadas em vez do elevador, dance, faça alongamentos entre outras atividades prazerosas e saudáveis.
Boa forma
Controle o peso e mantenha-o dentro do limite considerado saudável. Observe sua cintura: nas mulheres, ela não deve medir mais que 88 cm. Nos homens, 102 cm, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Consumo de sal
Regule a quantidade de sal na comida. Uma colher de chá por dia é o suficiente. Além disso, fique atento ao sódio presente em alimentos industrializados — ele também aumenta os riscos da hipertensão. O limite de consumo diário de sódio em 2,0g esta associado à diminuição da pressão.
Vícios
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e pare de fumar. O tabagismo é o principal fator de risco relacionado às doenças cardiovasculares.
Cuidados com a mente
Controle o estresse. Encontre atividades prazerosas para fazer no tempo livre e reserve alguns momentos do dia para relaxar e descansar a mente.
Além de ser um tratamento para pressão alta nos pacientes já diagnosticados com a doença, esses hábitos também ajudam a prevenir a hipertensão. Portanto, devem ser adotados por todos os indivíduos, independentemente da condição de saúde.
Uma das metas da ONU (Organização das Nações Unidas) é reduzir a hipertensão em 25% até 2025 em todo o planeta. Quer fazer parte desse esforço mundial? Siga as dicas e também Marque uma consulta com um cardiologista e combata a hipertensão!
[more title=”Agende uma consulta com um cardiologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”%5D