Como prevenir o câncer de mama?

Considerado o segundo mais comum entre as mulheres, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais nos seios.
Apesar de também poder atingir os homens, a maioria dos casos são em mulheres acima dos 40 anos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), só em 2020, foram diagnosticados mais de 66.000 novos casos da doença.
Entre os principais fatores de risco para o câncer de mama estão a idade (quanto maior a idade, maior as chances de contrair a doença), maus hábitos alimentares e comportamentais, alcoolismo, sedentarismo e o histórico de casos da doença na família.
Segundo especialistas, 30% dos casos de tumor podem ser evitados com a adoção de alguns hábitos saudáveis, como:
- Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, fibras e legumes. Alimentos como, por exemplo, cenoura, brócolis, romã, frutas vermelhas, uva e peixes fortalecem a imunidade e são indicados para evitar o surgimento de células cancerosas;
- Evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos regularmente;
- Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal;
- Amamentar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Por se tratar de um tumor, é muito importante também ficar atento aos sinais do corpo para que o câncer seja diagnosticado precocemente. Quando descoberto cedo, as chances de cura do câncer de mama aumentam em até 95%. Por isso:
- Realize o exame preventivo de mamografia anualmente;
- Faça o autoexame preventivo sempre que achar necessário (veja ilustração abaixo);
- Procure um especialista ao notar os seguintes sinais: presença de nódulos/caroços no seio, vermelhidão ou inchaço nos mamilos, pele do seio enrugada, como casca de laranja, saída de secreção transparente ou avermelhada pelos mamilos, alterações ou feridas nos mamilos e nódulos/caroços nas axilas ou no pescoço.
O câncer de mama tem cura? Como funciona o tratamento?
O câncer de mama tem grandes chances de cura quando diagnosticado em seus estágios iniciais, por isso, visite um ginecologista com frequência e realize os exames preventivos anualmente.
O tratamento varia conforme a gravidade do câncer. Cirurgias, radioterapias e quimioterapias são os métodos mais comuns para tratar o tumor. Em alguns casos, a mastectomia (retirada do seio comprometido) é indicada.
Fique atento aos sinais do seu corpo e mantenha uma rotina de hábitos saudáveis. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de vencer o câncer de mama.
Leia mais: Mitos e verdades sobre o uso dos anticoncepcionais
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.