Como identificar a inflamação da vesícula biliar

A colecistite é uma situação de emergência e precisa de atenção
A vesícula biliar é um órgão do nosso corpo que se localiza abaixo do fígado, na área superior do abdome, do lado direito. Ela serve basicamente de local de armazenamento da bile produzida no fígado para ir liberando-a conforme a necessidade do intestino de digerir e absorver a gordura.
E como qualquer outro órgão do nosso corpo, a vesícula biliar também está sujeita à inflamação, quadro conhecido clinicamente como colecistite. Essa é uma das doenças mais frequentes do mundo e tem caráter emergencial, por isso precisa ser identificada imediatamente.
Causas e sintomas da inflamação da vesícula biliar
Os dados são bem simples e diretos: praticamente 90% dos casos de obstrução do ducto biliar por causa de um cálculo, ou seja, as famosas pedras na vesícula, acabam resultando em colecistite (nesse caso, chamada de colecistite litiásica).
As pedras na vesícula se formam por causa de um endurecimento das substâncias da bile devido a alterações na sua produção e concentração e/ou a ingestão excessiva de alimentos gordurosos que aumentam o colesterol. E muitas vezes esse quadro é assintomático.
Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.
Em mais ou menos 5% dos casos, a colecistite é a alitiásica, ou seja, acontece sem a colelitíase (cálculo biliar). O quadro é ainda mais grave, pois rapidamente necrosa os tecidos do órgão, acumula pus e/ou causa uma perfuração. Está associada a traumas, queimaduras, cirurgias extensas e nutrição parenteral (infusão intravenosa de nutrientes diretamente na circulação sistêmica) de longa data, sendo mais comum em idosos.
Tratamento da condição
Somente um gastroenterologista e um cirurgião geral podem confirmar o diagnóstico da condição por meio de avaliação física e exames complementares, como o ultrassom e exames de sangue.
Atualmente, o tratamento cirúrgico de remoção da vesícula biliar, chamado de colecistectomia, é o mais utilizado e indicado dentro das primeiras 72 horas após o início das manifestações. Isso porque é possível que haja um agravamento do quadro caso a cirurgia não seja realizada e depois haja a necessidade de abrir o paciente em vez de realizá-la por videolaparoscopia.
FONTES:
Colecistite Aguda:Diagnóstico e Tratamento, Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ
Colecistectomia: aspectos técnicos e indicações para o tratamento da litíase biliar e das neoplasias, Artigo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Tratamento dos Cálculos na Vesícula Biliar (Colecistolitíase), Federação Brasileira de Gastroenterologia
Boa noite me chamo juliana tenho 31 ano e descobri q tenho pedra na vesícula já faz 2 anos e ate hj não consegui a cirurgia sinto muita dor ânsia de vomito se eu como ela DOI se não como DOI do MSM jeito e ta cada vez pior DOI até se eu beber água não sei mais oq fazer alguem poderia me ajudar me explicando oque devo fazer nesse caso .
Oi, Juliana! Tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Sinto já faz 3 anos uma dor do lado direito abaixo da costela dói demais sinto enjoo falta de apetite quando está dor ataca passo mal solta até o intestino quero saber se é da visicula
Boa Tarde! Elaine, tudo bem? Já procurou ajuda de um profissional da saúde? O ideal é passar em avaliação médica, para que possa ser avaliado o quadro apresentado e passado melhores orientações para o quadro apresentado.
Boa noite !
Minha esposa já está com a cirurgia marcada, só que ainda faltam 13 dias pra cirurgia e ela teve uma crise de dor muito intensa por 3 dias … Já passamos pelo médico cirurgião pra tentar antecipar a cirurgia , só que por conta do exame que fizemos está constando que a visicula biliar encontra-se INFLAMADA e por isso não pode antecipar … agora estamos tratando com antibióticos pra conter a inflamação pra poder operar… está muito dolorida a região da barriga dela esperamos que com antibióticos desemflame para que ocorra tudo bem no dia da cirurgia …
Um ótimo conteúdo, gostei bastante! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre os melhores medicamentos para cálculo biliar, caso tenha interesse em saber mais: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/os-melhores-remedios-para-calculo-biliar
Oii me chamo José eu também tenho pedra também já fiz o inzames já foi pedido pra fazer a operação já vai fazer um ano e não me chamarão ainda e issoe incomoda e dói muito já não sei o que faz se alguem poder me ajudar eu agradeço obrida, tenho 57 anos que Deus abençoe atodos amem
Gostei muito das informações…meu marido está aguardando processo para cirurgia e está sofrendo muito com as cólicas e também com vômitos. No caso dele do cálculo está localizado nas vias biliares.
Boa tarde ! Meu pai tem 80 anos, e sofre de demência grave. Devido as dores do lado direito, foi realizada uma tomografia de abdômen total. Está com 1 pedra na vesícula de 3,5 cm. Tem indicação para cirurgia??
Oi, Nilza! Bom dia, tudo bem? Necessário apresentar o resultado de exame ao médico que acompanha, para que possa ser indicado o melhor tratamento para o paciente.
Olá, há 5 anos estou criando coragem para a cirurgia. Faço dieta rígida. Só tive uma crise. O motivo é que do grupo de pessoas que esperavam a cirurgia comigo, 9 pessoas morreram durante ou após o procedimento. Fiquei apavorada. Achei o índice alarmante. Sinto dores leves. Minha vesícula está repleta de cálculos. Mas FIQUEI com medo. Pode me indicar uma clínica? Obrigada.
Ja tem 5 anos q nao sinto mais essas dor entrei com a dieta tirei tudo q tem gurdura tipo leite pao danone e outas. Coisas giz errado
Olá já faz 10 meses que descobri que estou com pedra na vesícula, só por conta da pandemia não fiz a cirurgia estou tendo muitas crises enjoos mal está tonturas ânsia de vômitos minha boca amarga minha barriga fica muito grande muita dor nas costas,gostaria muito de uma ajuda médica desde já agradeço.
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Retirar um pedaço do organismo é triste demais, nunca mais serei a pessoa que eu era antes, é começar a morrer ainda em vida. Dietas restritivas, funcionamento deficiente de um corpo tentando se adaptar a falta de um órgão deprime qualquer pessoa. Muita insatisfação ao não ter mais uma vesícula.
Tenho 70 anos fiz a cirurgia da retirei a visicula a Leiizer .fez 6 dias faz 3 dias que tudo que como vou pro benheiro .várias vezes .só como coisa Leve sopa purê. Mesmo asim não para nada sai tudo nas fezes .tenho reconsulta dia 15 .eu quero saber se é normal esta diarreia .o brigado .
Olá, Ana! O ideal é retornar com o seu médico para verificar o pós!
Ola bom dia ,fiz cirugia da vesícula já vai fazer um mês agora no dia 17 de janeiro e não tive quase repouso ,pois tenho uma filha de três anos e quatro mês que depende de me pra tudo .e eu cinco muito dores no pé da barriga como se fosse cólica menstrual e sinto dor na regia o pode ser?
Oi, Elisangela! Seria interessante você procurar uma avaliação médica.
Eu tenho iritasao nas virilha pode ser da visícula
Olá, Claudinei! Tudo bem? Para verificar com precisão sobre os seus sintomas seria aconselhavel você passar em consulta com um profissional!
Pâncreas inflamada já com.parte necrosada. Tratando com antibiotico devo consultar um hepatologista. Me tratando com gastro no hospital há seis dias.
Oi, Jussara! Verifique junto ao seu médico qual é a melhor opção a se fazer.