Como funciona e quais as vantagens do DIU?

O Dispositivo Intrauterino, popularmente chamado de DIU, é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes hoje do mercado. Ele é composto por uma pequena haste de cobre ou mirena, em formato de T ou Y, que é inserido no útero das mulheres que não desejam engravidar.
De modo simples, o DIU libera substâncias que impedem que os espermatozóides fecundem o óvulo da mulher. Geralmente, o dispositivo funciona por anos, e também é indicado para mulheres que não desejam ou não podem fazer uso do estrogênio, principal hormônio responsável pelas características sexuais femininas.
O DIU passou a ser tão popular quanto a camisinha, pois é um método que não requer uma atenção diária das mulheres. Além disso, apresenta poucos efeitos colaterais e todos eles reversíveis. O dispositivo também é vantajoso para as mulheres que possam mudar de ideia com o passar do tempo. Assim que retirado o DIU, a mulher pode tentar engravidar imediatamente sem nenhum fator de impedimento.
Quais são os tipos de DIU?
Cobre: não libera hormônios e pode durar até cerca de 10 anos. É altamente eficaz na prevenção da gravidez e pode ser utilizado até como método de urgência depois de uma relação sexual desprotegida.
Mirena: libera hormônios e, por isso, reduz o sangramento e a dor durante a menstruação. Apesar de ser tão eficaz quanto o de cobre, pode durar apenas até 5 anos.
Quem pode colocar o DIU?
Mulheres acima de 14 anos, sexualmente ativas e que não apresentam risco de terem infecções na região pélvica.
Quem não pode colocar o DIU?
Mulheres grávidas (ou com suspeita de gravidez), diagnosticadas com câncer uterino, infecção ginecológica ativa ou que apresentam anormalidades no útero ou sangramentos sem causas conhecidas.
Mulheres que apresentam alergia ao cobre não podem fazer uso do DIU correspondente, assim como mulheres que tiveram doenças mamárias ou hepáticas, não podem fazer uso do DIU de mirena, por conta da liberação de hormônios.
O DIU deve ser inserido por um profissional de confiança e que conheça o histórico de saúde da paciente.
Quais são os efeitos colaterais do DIU?
Veja alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos dispositivos:
- Cobre: aumento do volume da menstruação e das cólicas menstruais.
- Mirena: leve aumento de peso e diminuição no volume da menstruação.
O DIU também pode provocar infecções na região da pélvis e infecções vaginais. Entretanto, são raros os sintomas.
O dr.consulta realiza o procedimento de aplicação do DIU de cobre e de mirena em suas unidades. Saiba mais.
Dr eu uso a injeção de 1x no mês e tô toda inchada minha perna começa a queima inteira está me prejudicando! Qual outro método o dr me indica?
Olá! Para ter um diagnóstico e orientações é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Eu uso o diu d cobre a 7 anos.
Qro saber se quando eu tirar eu engravido rapidamente ou vou ter alguma dificuldade?
Olá, boa tarde! Para ter um orientações é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Coloquei o diu de cobre a 4meses na mesa de cirurgia qnd fiz cesária da minha bebê , é normal mestrua depois de três meses mesmo amamentando
Olá, boa noite! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Eu uso o Diu a oito anos melhor escolha que fiz
É usado anestesia na colocação do Diu mirena ?
Olá Maria! Não realizamos aplicação de anestesia para colocação de Diu.