As características do catarro podem indicar a doença

Fique atento à quantidade, coloração e se há presença de sangue
O muco nasal é comum e importante para a nossa saúde respiratória, já que é um lubrificante natural do nariz, da faringe e da laringe, que limpa essas vias das sujeiras que inspiramos no dia a dia. Quando estamos saudáveis, ele não incomoda, porque é ralo, transparente e sem cheiro.
O excesso de catarro, que congestiona nossa garganta e nossas vias nasais, e causa expectoração por meio da tosse, acontece como resultado de alguma doença.
E, por mais desconfortável que ele seja, é um sintoma que pode dizer muita coisa. Observando as suas características – aspecto, coloração, volume e cheiro – os médicos podem identificar as condições às quais ele está associado.
Esbranquiçado e moderado
Nos casos em que o catarro é apenas um pouco mais intenso que o fluxo normal de secreção nasal, com um aspecto mucoso e uma cor branca mais evidente, geralmente é sinal de um resfriado comum ou uma alergia atacada, como a rinite. Em alguns casos, também pode ser uma reação da asma.
Espesso e purulento
O pus é uma secreção que resulta de processos inflamatórios e se mistura ao catarro. Nesse caso pode deixar gosto e odor fortes. Quando há a presença de material purulento, a cor mais comum é amarelada e as infecções (virais ou bacterianas) ligadas a ele são as sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia. Pode se apresentar também na cor verde se estiver mais espesso.
Expectoração excessiva com presença sanguínea
A presença de sangue no catarro, que o deixa com uma coloração rosada ou vermelha, dependendo da quantidade, é chamada de hemoptise. O sangue decorre dos vasos da parede da traquéia, brônquios ou dos pulmões.
Uma das causas mais comuns para o sangramento é a tuberculose, mas pode também estar associado a imunodeficiências, sequelas infecciosas, fibrose cística, tromboembolismo pulmonar, insuficiência cardíaca, vasculites, entre outros, e exige atenção médica imediata.
Vale ressaltar que é preciso identificar se o sangue é espesso e recorrente. Muitas vezes um pouco de sangramento no catarro é comum e decorrente de uma inflamação nas vias aéreas superiores – devido, por exemplo, a assoar o nariz repetidamente quando se está doente.
Somente um médico pode diagnosticar corretamente a sua condição.
Agende uma consulta com um médico que atua na área de otorrinolaringologia agora mesmo!
Bastante utilidade os esclarecimentos.
Obrigada pela explicação!
Olá, boa noite! Que bom que gostou.
Boa noite eu estou escarrando direto e com catarro no pulmão e aparência é meio gelatinosa oq pode ser
Olá! Maria, orientamos que procure um atendimento médico, assim pode ser feito exames para que possamos chegar em um diagnóstico certeiro.