Câncer de Próstata: fatores de risco, sintomas e tratamento

Você sabia que novembro é um mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem? A campanha de Novembro Azul é de extrema importância no combate à desinformação e aos mitos que cercam o câncer de próstata e os seus exames de diagnóstico.
Mas afinal, o que é a próstata e por qual motivo se fala tanto em prevenção deste tipo de câncer? A próstata é um pequeno órgão do sistema reprodutor masculino, responsável por parte da produção do esperma (sêmen). Ela se localiza abaixo da bexiga e assim como em outros órgãos do corpo, a próstata também é vulnerável ao surgimento de tumores.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, o que justifica a sua campanha de prevenção anual. Muitas vezes silenciosa, a doença pode se manifestar por meio de sinais apenas em estágio avançado, na qual as chances de cura são menores.
O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. Alguns exames podem ajudar na detecção, como o exame de toque retal e o PSA antígeno.
Sabemos que fazer exames pode ser assustador, pois muitas vezes é através deles que descobrimos as doenças. O possível desconforto do exame de toque retal também é algo que costuma afastar os homens deste cuidado. Porém, ao deixar de se cuidar, o paciente pode perder a oportunidade de tratamento e até de cura do câncer.
Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?
Existem alguns fatores que aumentam as chances do homem desenvolver a doença. Veja abaixo as principais:
- Ter mais de 65 anos. Cerca de 75% dos casos mundiais ocorrem em idosos acima desta idade;
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Obesidade (excesso de gordura corporal);
- Exposição constante a produtos químicos como, por exemplo, arsênio, petróleo e fuligens. Homens que trabalham em indústrias química, mecânica e de alumínio têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
A partir de qual idade pode ser realizado o exame que ajuda a identificar a presença de câncer de próstata?
A frequência de realização de exames e a idade de início deste acompanhamento podem variar para cada paciente. O paciente deve conversar com seu médico sobre o papel de cada exame e decidir junto dele como será feito este acompanhamento.
O rastreamento da doença também pode ser feito por meio da presença de sintomas. Em muitos casos, quando o paciente apresenta sintomas, a doença pode estar avançada. Por isso, é super importante não ignorar os sinais de mudança no nosso corpo, pois eles podem estar relacionados a alguma doença.
Caso o homem apresente algum fator de risco genético ou comportamental, como os descritos anteriormente, é recomendado que ele realize um acompanhamento com um urologista desde cedo.
Quais são os exames de detecção do câncer de próstata?
Os exames importantes para o diagnóstico são o toque retal e o PSA antígeno. A investigação pode seguir com a realização de uma biópsia da próstata (quando o médico retira um pedacinho do órgão para análise em laboratório). Outros exames podem contribuir, como o ultrassom ou a ressonância.
Como funciona o tratamento do câncer de próstata?
A escolha do tratamento para o câncer de próstata é sempre uma decisão conjunta entre o médico e o paciente.
Em casos mais brandos, recomenda-se a cirurgia, a radioterapia e, em alguns casos, apenas a vigilância do tumor. Já em casos mais avançados, a cirurgia e a radioterapia são recomendadas aliadas ao tratamento hormonal.
Caso o tumor tenha sofrido metástase (quando se espalha para outros órgãos), a terapia hormonal é o método mais indicado, pois nestes casos não é possível remover fisicamente todo o tumor de dentro do organismo, ela ajuda a melhorar o quadro de sintomas para que seja possível ter maior qualidade de vida.
Gostaria de saber o valor da ultravaginal,mamas e tiroide
Olá, tudo bem Tatiane?
Para saber valores entre em nosso site no http://www.drconsulta,com ou em nosso app no (dr.consulta) ou se preferir pode falar com a nossa central via telefone no 4090-1510 opção de numero 1 ou pelo nosso whatsapp no 4118-1339!