Câncer de Próstata: causas, sintomas, prevenção e tratamento

O Câncer de Próstata, segundo o Ministério da Saúde, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Além de ser considerada uma doença da terceira idade, por atingir majoritariamente os idosos, sua taxa de incidência é maior em países desenvolvidos.
A próstata, localizada na parte baixa do abdômen, é uma glândula que só o homem possui, sendo responsável por parte da produção do sêmen, liberado durante os atos sexuais.
O crescimento do Câncer de Próstata é muito relativo. Em alguns casos, o tumor pode crescer de maneira muito lenta, já em outros, de forma muito rápida. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. Um tratamento adequado aplicado nas fases iniciais do tumor aumenta em até 90% as chances de cura.
Entre os principais fatores de risco para a doença estão a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, a idade (50+), exposições a materiais químicos, como o arsênio e os derivados de petróleo, e a hereditariedade. Segundo especialistas, homens com históricos de pais ou irmãos com a doença têm maiores chances de desenvolverem o câncer.
Como é feito o diagnóstico do Câncer de Próstata?
A realização de exames preventivos a partir dos 50 anos é fundamental no diagnóstico precoce da doença. O Exame de Toque Retal e o Exame de Sangue para detecção do nível de PSA (antígeno prostático específico) são complementares e podem dar indícios de um possível tumor na próstata.
Além da avaliação laboratorial, é necessária também uma avaliação clínica, por parte de um especialista. O histórico do paciente, dos familiares e a presença ou não de sintomas podem ajudar a diagnosticar o câncer.
Como funciona o tratamento do Câncer de Próstata?
Para tumores que estejam localizados apenas na próstata, cirurgias e radioterapias podem ser adequadas para o tratamento. Em casos mais avançados de tumores locais, tratamentos hormonais aliado a cirurgia ou radioterapia podem ser solicitados. Para tumores metastáticos, quando atinge outros órgãos do organismo, o mais indicado é a terapia hormonal.
É muito importante que independente do tratamento, um médico especialista acompanhe todo o processo.
Prevenir também é cuidar de si mesmo!
Em geral, muitos homens sentem uma certa relutância em realizar os exames preventivos do Câncer de Próstata, principalmente o Toque Retal. Devido a um histórico cultural repleto de preconceitos, o exame ainda é um tabu perante a sociedade.
Com o aumento das informações acerca da prevenção e das boas mudanças que ocorreram no nosso meio, mais exames preventivos estão sendo realizados e menos homens estão sendo diagnosticados com o tumor tardiamente.
Em respeito à vida, o dr.consulta incentiva o cuidado do homem por meio de consultas periódicas e exames de check-up, com o intuito de preservar ainda mais a saúde de cada um deles.
Incentive. Cuide. Previna. Procure um dos nossos especialistas e mantenha a sua saúde em dia.
Ja operei mas gostaria de saber se tenho q fazer algum exame novamente …
Eu estou em situação normal quanto a situação urinária.
Operei no começo de 2018.
Olá Jose, Como vai? O ideal seria passar em consulta para que o médico possa avalia-lo. Caso queira pode acessar nosso site http://www.drconsulta.com e agende uma consulta conosco.
Já fiz todos os exames q meu urologista pediu, mas devido eu ter feito feito cirurgia de hérnia meu médico está com receio de fazer a cirurgia ,tem algum problema com isso ! E a radioterapia seria ideal
Olá Edvaldo, bom dia! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Fiz todos os exames necessários. Médico me encaminhou pra uma Raspagem de Próstata. Tá correto?
Olá Roberto, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!