As consequências da hipertensão arterial para a saúde

Entenda como a doença acontece e o que ela pode gerar em seu organismo
A hipertensão arterial, doença caracterizada pela pressão arterial igual ou maior que 14 por 9, faz parte das doenças crônicas não-transmissíveis de maior índice em nosso país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais ou menos 25% da população brasileira adulta pode ser considerada hipertensa. Mas você sabe quais são as possíveis consequências desse quadro para a sua saúde?
Por que a hipertensão arterial acontece?
Vamos começar entendendo a mecânica! A principal função do coração é impulsionar e bombear o fluxo sanguíneo pelos vasos sanguíneos (artérias e veias) que percorrem o nosso corpo todo. A pressão arterial é justamente a pressão exercida nos vasos sanguíneos conforme o fluxo é bombeado.
A pressão máxima é aquela medida quando o coração contrai e expulsa o sangue de seu interior para os vasos sanguíneos e a mínima é quando ele dilata e se enche de sangue novamente.
Veja mais: Hipotensão e hipertensão: afinal, qual é a diferença?
Quais os fatores de risco para a hipertensão arterial?
O que acontece é que alguns fatores aumentam essa pressão porque estreitam os vasos sanguíneos e acabam exigindo que o coração faça um maior esforço para o sangue circular corretamente. Isso pode gerar dores no peito e na cabeça, fraqueza, tonturas, visão embaçada e até sangramento nasal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre esses fatores podemos encontrar:
- Os não modificáveis: que incluem idade (acima dos 60 anos), raça (mais comum em afrodescendentes) e genética (um ou mais casos na família);
- E os modificáveis, que podemos evitar e nos prevenir: como obesidade, sedentarismo, alta ingestão de sal, estresse, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.
Veja mais: Hipertensão Arterial: saiba como se prevenir
O que a hipertensão arterial pode causar?
Quando o coração passa muito tempo precisando fazer esse esforço a mais, os vasos podem acabar tão danificados que entopem e/ou rompem. Além disso, e o fluxo sanguíneo não é distribuído corretamente para o corpo todo e o seu organismo pode acabar seriamente prejudicado. Entre as consequências, estão:
- AVC’s (derrame cerebral por causa de um rompimento ou entupimento de uma veia no cérebro). A hipertensão é responsável por, em média, 80% dos casos dessa condição;
- Infarto (40% dos casos são associados à pressão alta);
- Insuficiência cardíaca;
- Arritmias;
- Diminuição da visão (levando em alguns casos à cegueira);
- Insuficiência e até paralisação renal;
- Sem tratamento, todas essas consequências podem resultar em óbito.
Veja mais: Como tratar a hipertensão arterial?
FONTES:
Sociedade Brasileira de Hipertensão
http://www.sbh.org.br/informacoes.html
Ministério da Saúde
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao
Sociedade Brasileira de Cardiologia
http://cientifico.cardiol.br/cnbb/Aulas/Hipertensao-Arterial.pdf
Sou hipertenca tenho 74 anos exames periódicos com cardiologista tomo medicação religiosamente de 2 meses pra cá ao andar um 100 metros parece não ter forças o coração não acelera uma cabeceira horrível paro de andar 10 minutos ja fico ótima o k será? Obrigada
Olá! Tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!