Blog dr. consulta

Ansiedade na quarentena: saiba como identificar e aliviar os sintomas

Shot of a young businesswoman looking stressed out in an office

A pandemia causada pelo novo Coronavírus pegou todo mundo de surpresa. Segundo as autoridades médicas, uma das medidas mais eficazes para controlar o avanço do vírus foi adotar o isolamento social. 

Desde o início da quarentena, a distância entre as pessoas, a angústia de não saber quando tudo vai voltar ao normal e o medo e a insegurança de ser infectado desenvolveram em parte da população um sentimento de ansiedade e estresse intensos. 

De acordo com especialistas, é natural o aumento no número de casos de pacientes com sinais de ansiedade por causa da pandemia, já que o momento é cercado de muitas incertezas. Para quem já era diagnosticado com esse transtorno, o tratamento deve continuar a ser seguido à risca. Mas para quem passou a descobri-lo neste período, inicia-se agora um processo importante de entendimento e controle dos seus sintomas. 

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

A ansiedade, assim como a alegria e a tristeza, são sentimentos normais à vivência do ser humano. Diante de situações difíceis ou de muita tensão, a ansiedade aflora no nosso organismo por meio de alguns sintomas como nervosismo e impaciência. Entretanto, especialistas explicam que o perigo da ansiedade está no seu período de ocorrência e na sua intensidade.

Quando há dificuldade em controlar a ansiedade diante de situações comuns do dia a dia, o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada pode mostrar os seus primeiros sinais. Palpitações, fobias, cansaço excessivo, dores musculares, insônia, falta de ar e de concentração, preocupação exagerada e recorrência de pensamentos negativos podem caracterizar o transtorno. Por isso, é necessário atenção redobrada com a sua saúde mental! 

Estou com sintomas de ansiedade. Devo procurar ajuda?

É fundamental que os pacientes com os sintomas acima procurem ajuda médica para descartarem qualquer probabilidade de demais doenças. Sinais como os descritos acima também podem caracterizar outras complicações, por isso, fique atento e procure um especialista. 

Caso você seja diagnosticado com o transtorno, é muito importante o acompanhamento médico com um psicólogo e um psiquiatra. Cada um deles vai direcionar um tratamento adequado para o alívio dos sintomas. 

O que fazer para aliviar os sintomas sem sair de casa?

Especialistas afirmam que é possível aliviar os sintomas sem precisar sair de casa, principalmente em tempos de quarentena. Veja abaixo nossas dicas: 

Caso sinta necessidade, procure ajuda médica pelo dr.consulta online, o nosso serviço de telemedicina. Excelentes psicólogos e psiquiatras estão esperando para cuidar da sua saúde sem a necessidade de você sair de casa. Agende sua consulta! 

Conheça 6 alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico