5 mitos e verdades sobre o novo Coronavírus

Coronavírus vem sendo o assunto mais comentado nas últimas semanas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já decretou pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo vírus, e autoridades locais também já tomaram medidas para conter o avanço comunitário da doença.
Segundo médicos especialistas, lavar as mãos, evitar aglomerações e ficar em casa de quarentena são três das medidas mais importantes para diminuir o número de infectados e mortos.
Com muitos casos sendo diagnosticados ao redor do mundo e tanta gente comentando sobre o assunto, é comum informações falsas serem disseminadas por aí. Dessa maneira, separamos os 5 mitos e verdades mais recentes do novo Coronavírus para você não cometer nenhum erro na hora de se prevenir. Confira:
1. Posso pegar Coronavírus mais de uma vez.
DEPENDE. A comunidade científica ainda não tem uma resposta conclusiva se o paciente, já curado do Coronavírus uma vez, pode ser infectado novamente. Sabe-se que há um caso em Osaka, no Japão, de um homem que foi testado positivamente para o vírus duas vezes em um curto espaço de tempo. Entretanto, virologistas internacionais afirmam que ainda é muito cedo para tirar conclusões acerca do assunto.
2. O paciente infectado com o Coronavírus pode apresentar perda de olfato e paladar.
VERDADE. De acordo com informações divulgadas pela Associação Britânica de Otorrinolaringologia, a perda de olfato e paladar podem ser considerados sintomas do Coronavírus também. Inúmeros pacientes ao redor do mundo diagnosticados com a doença acusaram quadros de anosmia (perda de olfato) e dificuldade para sentir o sabor dos alimentos.
3. Devo evitar o consumo de cigarros, charutos e narguilés.
VERDADE. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é imprescindível que os fumantes suspendam o consumo de cigarros, charutos e narguilés. Além de ser prejudicial à saúde, pode ser uma via de transmissão da COVID-19.
4. Fazer gargarejo com vinagre ou água salgada ajuda na prevenção.
MITO. Nenhuma destas medidas auxiliam no combate ao Coronavírus. Por isso, fique atento aos métodos corretos e eficazes de proteção como, por exemplo, a higienização correta das mãos e o isolamento social.
5. O uso de ibuprofeno pode ser usado no alívio dos sintomas da gripe causada pelo Coronavírus.
MITO. Apesar de não haver estudos científicos suficientes sobre o assunto, o uso de ibuprofeno no tratamento dos sintomas de Coronavírus deve ser evitado. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, outros analgésicos devem ser utilizados para aliviar os incômodos.
IMPORTANTE: evite a automedicação e procure sempre seu médico para orientações sobre o uso correto dos medicamentos.
Continue atento aos nossos conteúdos do blog sobre o Coronavírus!
Boa tarde! agradeço por terem esclarecido o mito nr 04. Eu estava ao contrário daquilo que explicaram.
Estou com perda de paladar e Olfato já há uns dias. Sem outros sintomas por enquanto. As vezes uma dor de cabeça. Posso estar fazendo o teste para Covid 19 ? Ou devo esperar mais algum sintoma. Estou aflita.
Olá, Daniela! Bom dia, tudo bom? A primeira orientação é que procure um atendimento médico, onde o doutor irá avaliar os sintomas apresentados, e caso seja necessário ele já solicitará o exame.