5 doenças de verão para ficar de olho nos dias quentes

O final do ano vai se aproximando e junto com ele chegam também os dias mais quentes. De um lado, surge a euforia das férias e a possibilidade de dias mais longos na praia. De outro, vem a apreensão por causa das doenças de verão.
Vários cuidados podem ser tomados durante a estação mais quente do ano para evitar que o merecido descanso seja arruinado por imprevistos de saúde. Para se prevenir das doenças mais comuns do verão, é preciso, antes de tudo, conhecê-las.
Pensando nisso, preparamos esta lista com 5 enfermidades que costumam aparecer nos dias quentes. Separe o chapéu e o protetor solar e tenha uma boa leitura!
1. Desidratação
Nosso corpo tem uma forma bastante eficiente de evitar o superaquecimento: o suor. Porém, se a perda de líquidos for excessiva, o organismo começa a falhar e surgem os sintomas da desidratação. O que começa como uma sede pode até mesmo levar a pessoa ao coma.
Para evitar que isso aconteça, a dica é bastante simples: beba água! Cuide também da alimentação e consuma muitas frutas e sucos para garantir não só a hidratação, mas também a energia necessária para enfrentar os dias de sol.
Além disso, redobre os cuidados com a prática de atividades físicas ao ar livre. Prefira os horários em que o sol e o calor não estão tão fortes, para realizar seus exercícios. E não se esqueça de carregar sempre uma garrafinha de água com você.
2. Micoses
As áreas quentes e úmidas do corpo são o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos fungos causadores das micoses. A mistura de calor, suor, praia e piscina é um convite à proliferação desses microrganismos. As regiões mais comumente afetadas pelo problema são as virilhas, as axilas e entre os dedos dos pés. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e ressecamento da pele.
Para evitar que as micoses atrapalhem o seu verão, mantenha as dobras do corpo sempre secas e limpas. Além disso, use roupas e calçados leves, que permitam a evaporação do suor.
3. Arboviroses
São as doenças virais transmitidas por insetos. Nosso verão quente e chuvoso favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor de 3 importantes enfermidades: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A prevenção de todas essas doenças é a mesma: evitar ser picado pelo inseto. O aumento no número de mosquitos pode ser freado pela adoção de medidas que evitam o acúmulo de água parada em plantas ou vasos, pneus, calhas ou em qualquer outro ambiente. Já as medidas de proteção individual ou familiar incluem o uso de repelentes e a instalação de telas nas janelas.
4. Otite
As inflamações no ouvido são mais frequentes no verão. Isso acontece devido ao acúmulo de água no canal auditivo, que é muito comum em uma época tão propícia a mergulhos em praias e piscinas. O desenvolvimento de bactérias no ouvido causa bastante incômodo, podendo provocar dor aguda e febre alta. O tratamento pode incluir antibióticos, que deve ser prescrito por um médico.
Para minimizar as chances de uma infecção, é importante evitar se banhar em águas contaminadas e suspender qualquer atividade de mergulho assim que perceber o menor sinal de desconforto no ouvido.
5. Intoxicação alimentar
Não são apenas as pessoas que gostam do calor. Diversos microrganismos causadores de doença também têm o verão como sua estação favorita. Por isso, as altas temperaturas diminuem o tempo de conservação dos alimentos que não são mantidos sob refrigeração adequada.
As consequências da ingestão de comidas e bebidas contaminadas incluem vômitos, diarreia e febre, podendo causar desidratação e um grande mal-estar. É importante ter muito cuidado com alimentos expostos. Por isso, observe as condições de higiene do local em que são comercializados.
Você, agora, conhece algumas doenças de verão e sabe como se proteger. Com alguns cuidados simples, é possível evitar imprevistos que podem frustrar os planos para os meses de calor.
Porém, mesmo com toda precaução, o problema de saúde pode surgir. Se isso acontecer, procure um médico com área de atuação em clínica geral para auxiliar você no melhor tratamento.