5 dicas para reduzir triglicerídeos e evitar infartos

Fez o check-up de rotina e seu nível de triglicerídeos no sangue está alto? É hora de acender o sinal amarelo da saúde e começar a cuidar disso. No post de hoje, vamos dar dicas de como reduzir triglicerídeos e ter uma vida muito mais saudável!
Níveis elevados de triglicerídeos (também conhecidos como triglicérides) estão associados a uma série de doenças crônicas não transmissíveis (DNCT), como o colesterol alto, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Veja em nosso post como evitá-las!
O que são os triglicérides?
Esses compostos são a forma mais comum de gordura em nosso organismo. Eles são uma das fontes de energia do corpo. Quando não utilizados completamente, se acumulam nos tecidos adiposos e dão origem às famosas gorduras localizadas, levando ao sobrepeso e à obesidade.
Nós ingerimos triglicerídeos todos os dias em diversos alimentos presentes na nossa rotina alimentar. Eles estão presentes nos carboidratos como pão, massas, mandioca, batata, entre outros.
Quando ingerimos carboidratos e não queimamos tudo com atividades físicas, o fígado transforma o excesso em triglicerídeos. Esse excesso é armazenado para o caso de o organismo precisar no futuro.
Como reduzir os níveis de triglicerídeos?
1. Controlar a ingestão de carboidratos
Agora que você já sabe como a gordura localizada vai parar nos pontos de acúmulo, a primeira providência é limitar o consumo de carboidratos, principalmente os simples.
Diminua a quantidade de alimentos à base de farinha — dê preferência para os integrais e privilegie folhas, legumes e tubérculos com alto índice glicêmico, como a batata-doce.
2. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
Você sabia que uma única lata de cerveja tem 147 calorias? E uma taça de vinho tinto, 107 Kcal! Por serem altamente calóricas, todas as bebidas alcoólicas estimulam a produção de triglicérides. Portanto, reduza o consumo de álcool.
3. Evite alimentos industrializados
Produtos como bolos e biscoitos industrializados contêm grande quantidade de açúcares e também de gorduras saturadas e trans.
Quando consumir algum desses alimentos, prefira os feitos em casa, onde é possível controlar as quantidades dos ingredientes e substituir a farinha refinada pela integral.
4. Consuma mais ômega 3
Salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3.
Esse composto é uma gordura insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Portanto, substitua a carne vermelha das refeições por esses peixes e inclua outros alimentos ricos em ômega 3 em sua dieta.
5. Faça exercícios físicos
Você já deve ter percebido que o maior amigo do acúmulo de triglicérides no organismo é o excesso de gordura.
Então, além de fazer opções mais inteligentes em termos de dieta, é fundamental aumentar seu consumo calórico. Para isso, não há segredo: inclua exercícios físicos na sua rotina.
Há medicamentos utilizados para reduzir triglicérides?
Nos casos em que os níveis de gordura no sangue estão excessivamente elevados e quando a reeducação alimentar não fizer efeito, uma opção é o tratamento com medicamentos.
As principais drogas usadas no controle dos triglicerídeos são os fibratos, que só podem ser usados sob prescrição médica.
Se você está preocupado com os níveis de gordura no seu sangue, não espere! Marque já uma consulta com um cardiologista. Esse médico poderá traçar o melhor plano para você reduzir triglicerídeos em seu organismo. Além disso, siga nossas dicas e comece agora a ganhar mais qualidade de vida!
[more title=”Agende uma consulta com um cardiologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”%5D
Mto boa as recomendações, achei importante esse cuidado com a nossa saude e pretendo seguir a risca. Obrigado pelas informações, que será de grande ajuda pra mim.
Sou cardiopatia e gordura no figado essa dica foi mto boa. Obrigada
fiz exmes estou com triglicedio elevado .Amei as dicas
obrigada
Olá, bom dia! Ficamos felizes que tenha gostado.
Gostei das dicas Brigado.
Olá, boa tarde! Que bom que gostou 🙂