4 dicas para evitar as doenças de verão nas crianças

O verão está chegando e com ele algumas doenças típicas começam a aparecer.
A mudança de temperatura e hábitos do dia a dia podem ser a principal causa para o surgimento de algumas doenças em crianças típicas do verão.
Conversamos com a pediatra do dr.consulta, Dra. Isabela M. Forni, que respondeu quais são essas doenças e como elas podem ser evitadas. Confira!
O clima quente do verão favorece o surgimento de doenças?
Com a mudança da temperatura, o aparecimento de doenças muda de padrão. No verão temos temperaturas mais altas e o aumento das chuvas, condições que facilitam o surgimento de algumas doenças típicas do verão.
Quais são as principais doenças do verão que surgem nas crianças?
Entre as principais doenças que as crianças apresentam no verão, podemos destacar as conjuntivites, otites (principalmente otite externa), insolação, gastroenterocolite e as doenças de pele, como micoses e impetigo.
Quais os sintomas dessas doenças?
- Impetigo: O impetigo é uma infecção na pele causada por bactérias, costuma acometer crianças entre 2 e 5 anos podendo surgir em outras idades também. O impetigo começa com pequenas pápulas vermelhas, dando o aspecto de picada de mosquito, mas que evoluem rapidamente para pequenas pústulas (lesões com pus). Por sua vez essas pústulas estouram e formam leões crostosas, a maioria não é dolorosa e por vezes causa coceira. As lesões acontecem preferencialmente no rosto e nos membros. Não é comum a criança apresentar sintomas como febre ou mal-estar, caso apareça esses sintomas, procurar atendimento médico.
- Gastroenterocolite: Esse nome estranho nada mais é do que um quadro de diarreia e vômitos, podendo ou não ser acompanhado de febre. Acontece que no verão as crianças acabam comendo mais fora de casa, entrando em contato com alimentos que podem estar contaminados, além do aumento da circulação dos vírus que podem também causar esse quadro. O mais importante é ficar de olho para a criança não desidratar, oferendo bastante líquido e mantendo uma dieta saudável.
[more title=”Saiba mais sobre a Gastroenterocolite” link=”https://blog.drconsulta.com/2016/12/gastroenterite-nas-criancas-causas-sintomas-e-tratamentos/”%5D
- Insolação: A insolação nada mais é do que a consequência do excesso da exposição ao sol associado à baixa ingestão de líquidos. Os sintomas normalmente são de mal-estar, dor de cabeça, náusea e tontura. É importante usar filtro solar e manter a criança brincando na sombra, sempre oferecendo líquido e se atentando ao horário de exposição ao sol.
Como prevenir essas doenças do verão?
O cuidado com a saúde deve acontecer o ano todo, seguindo sempre o calendário de vacinas e as consultas periódicas ao pediatra, porém no verão temos que tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo:
- Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longo períodos. Evitar o sol das 10 às 16h.
- Oferecer bastante líquido e atentar-se à qualidade da água e ao preparo dos alimentos oferecidos, comendo apenas em lugares confiáveis e com higiene adequada dos alimentos.
- Não deixar a criança com roupas úmidas por um longo período e realizar uma higiene corporal adequada.
- Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de pediatria agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/pediatra”%5D