O colesterol é um tipo de esterol componente das membranas de nossas células e também responsável por diversas funções em nosso organismo, tais como a formação dos hormônios sexuais.

Entretanto, quando essa substância está em excesso em nosso sangue pode levar a uma série de consequências negativas para nossa saúde, com destaque para o aumento do risco das doenças que acometem o coração.

Assim sendo, você sabe quais são os efeitos do colesterol alto em nosso organismo? Se não sabe, fique tranquilo, pois no post de hoje detalharemos quais são. Continue a leitura e confira!

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Os elevados níveis de colesterol no sangue dificilmente provocam sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol alto não provoca cansaço, falta de ar, palpitações ou dor de cabeça.

Essa é uma doença que se manifesta silenciosamente. A única maneira de identificá-la é por meio de um exame de sangue e análise de um laboratório.

Quais são as consequências do excesso de colesterol?

Como vimos, essa doença não apresenta sintomas na maioria dos casos, sendo de suma importância o acompanhamento médico e exames de sangue regulares, a fim de verificar se os níveis de gordura no sangue estão adequados.

No entanto, é importante ressaltar que a ausência de sintomas não significa que o colesterol alto não possua consequências negativas para o organismo.

O excesso de colesterol no sangue faz com que ele comece a se depositar no endotélio — a membrana que recobre as artérias. Com o passar dos anos, esse acúmulo forma uma placa gordurosa — chamada de ateroma — que acaba dificultando, ou até mesmo impedindo, a adequada circulação do sangue.

Nesse sentido, a principal consequência é o significativo aumento do risco de doenças do coração, tais como aterosclerose, pressão alta, infarto e insuficiência cardíaca. Vejamos:

  • aterosclerose: é a lesão degenerativa dos vasos sanguíneos, provocada também pelo acúmulo de gordura nas artérias;
  • pressão alta: também conhecida como hipertensão arterial, é o aumento do esforço que o coração precisa fazer para que consiga bombear o sangue para as artérias. Esse maior esforço pode ter diversas causas e, uma delas, é o entupimento dos vasos sanguíneos;
  • infarto: também chamado de ataque cardíaco, ocorre quando, por algum motivo, o fluxo de sangue que vai até o coração é bloqueado por determinado tempo. Isso leva à danificação de parte do músculo cardíaco (miocárdio), ou até mesmo à morte;
  • insuficiência cardíaca: é a deficiência que o coração tem de bombear o sangue em quantidade suficiente para o resto do corpo.

Por meio da leitura desse texto, com certeza ficou mais fácil entender quais são as consequências negativas que o colesterol alto pode trazer para o nosso organismo.

Por outro lado, saiba que, com um bom acompanhamento médico e nutricional, esse problema pode ser contornado — devolvendo a qualidade de vida para o paciente com tratamentos simples e eficazes.

Gostou do nosso texto? Você está procurando formas de evitar o colesterol alto? Se ainda tiver dúvidas sobre os níveis adequados de colesterol no sangue e como reduzi-lo, procure ajuda profissional e agende uma consulta com um cardiologista!