A obesidade pode ser fator de risco de várias doenças, inclusive doenças cardiovasculares.

Por isso, conversamos com nossa médica Eveline Elias que nos respondeu as principais perguntas sobre a obesidade e quais são os primeiros passos que vão ajudar na qualidade de vida de uma pessoa com obesidade.

Quais são os riscos que a obesidade pode causar?

A obesidade é fator de risco para diversas doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, distúrbios do colesterol ou triglicerídeos, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, apneia do sono e vários tipos de câncer.

O que classifica uma pessoa como obesa?

A obesidade é definida através do cálculo do índice de massa corporal, realizado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Quando esse índice é maior ou igual a 30 é definido como obesidade.

Quais as causas da obesidade?

As causas da obesidade relacionam-se com estilo de vida envolvendo maus hábitos alimentares, sedentarismo e fatores psicossociais (transtorno de ansiedade, depressão, etc).

Ainda existem outras causas como doenças de tireoide, síndrome de cushing ou alguns fatores genéticos que aumentam a suscetibilidade ao ganho de peso.

Qual o primeiro passo para tratar a obesidade?

O primeiro passo é a mudança no estilo de vida com o acompanhamento médico e nutricional.

Quais especialidades médicas podem ajudar no tratamento da obesidade?

O profissional médico especializado na avaliação e tratamento da obesidade é o endocrinologista.

Como prevenir a obesidade?

A prevenção envolve manutenção de hábitos saudáveis na alimentação, prática de atividades físicas regulares e busca de equilíbrio e saúde mental.

 

 

Comente com o Facebook