O ano começou e você prometeu ser uma pessoa mais saudável e por isso vai começar a praticar exercícios físicos?
É uma ótima atitude, mas saiba que você deve tomar alguns cuidados antes de começar a realizar alguns exercícios.

Conversamos com nosso médico Nemer Luis Pichara, que respondeu as principais dúvidas sobre a prática de exercícios físicos, além de dar algumas dicas que com certeza vão te motivar ainda mais. Confira!

Quais os benefícios de iniciar um exercício físico?

O exercício físico é fundamental para garantir um bem-estar completo. A atividade física regular garante a prevenção de doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Quando não o realizamos pode acarretar a diminuição da expectativa de vida, comprometendo a saúde.

O treinamento aeróbico ou resistido dinâmico ou isotônico (contração de segmentos corporais localizados com movimento articular) reduz a pressão arterial em pré-hipertensos.
O importante é sempre fazer uma atividade física que goste e para combater o sedentarismo o ideal é estimular a realização de atividade física desde criança. É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos sempre deverá ser com atenção e adaptar às reais condições, sendo melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos.

Enfim, o exercício físico regular diminui o risco de doenças do coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade, melhora o funcionamento do coração, pulmão, músculos e outros órgãos, alivia o estresse diário e diminui a ansiedade e depressão, ajuda a diminuir e controlar o peso, melhora a imunidade, aumenta a autoestima e o condicionamento físico.

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

A atividade é qualquer movimento produzido pelos músculos e que provoque um gasto de energia maior que o repouso. Engloba todos os movimentos como brincar, andar, dirigir, entre outros. Já o exercício físico é a atividade com uma frequência e sequência de movimentos planejados para obter um resultado pré-determinado.

Quais os riscos de iniciar um exercício físico sem acompanhamento profissional?

Quando se inicia um treino sem a orientação de um profissional competente, pode colocar a própria sua saúde em risco. Lesões ósseas, musculares, liga mentares, além de riscos ao sistema cardiovascular quando se ultrapassa os limites recomendados.

Quais cuidados devo ter antes de iniciar um exercício físico?

Começar a realizar um exercício físico é um passo fundamental para uma vida mais saudável.

Consultar um médico clínico geral ou cardiologista antes de iniciar atividade física é um cuidado importante para qualquer pessoa, principalmente se já tiver doença cardiovascular conhecida, metabólica como o diabetes, colesterol alto, ou se tiver mais de 40 anos.

A atividade física deve ser preferencialmente supervisionada por educador físico, o profissional apto a definir intensidade, duração e o tipo de exercício físico, tornando-o mais eficiente e seguro.

Fazer um aquecimento muscular antes pode ser útil. Esse simples ato pode melhorar o rendimento, aumentando a temperatura corporal e a frequência cardíaca e respiratória.

A escolha de um local adequado é importante também. Por exemplo em uma caminhada, pode iniciar em região plana e alternar nos próximos dias com pequenas rampas ou subidas. Lembrando que deve-se evitar terrenos com muito obstáculos, buracos e com índices altos de poluição na região.

A Intensidade do esforço deve ser analisado de acordo com o condicionamento físico de cada um, por isso, o ideal é procurar um médico do esporte ou um educador físico antes de começar calcular a carga de cada esforço. De uma maneira geral, deve se começar com um ritmo confortável e aumentar de acordo com o ganho de condicionamento físico.

Quais são os exercícios indicados para quem está começando?

É sempre bom começar os exercícios com treinos fáceis e com baixa intensidade, para não prejudicar o próprio corpo ou trazer malefícios.

O importante mesmo é iniciar os exercícios! Por isso, se o objetivo do treino é aumentar os músculos (hipertrofia muscular), vá aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios e os pesos nos aparelhos.
Na academia, procure pela ajuda de um professor. Tire as dúvidas, peça um acompanhamento profissional principalmente no início. Com isso evitamos erros e prevenimos lesões.

Existe uma frequência ideal para manter a saúde em dia?

É recomendado realizar 150 minutos de atividade moderada por semana. Ou seja: cerca de 20 min durante todos os dias ou 30 min por dia da semana com descanso no fim de semana.

Posteriormente deve-se progredir o exercício de acordo com o condicionamento físico de cada um.